Milei responde a tuíte de conta fake se passando por governador
O presidente da Argentina, Javier Milei (foto), se deixou enganar nesta segunda-feira, 15 de janeiro, por um perfil falso no X, antigo...
O presidente da Argentina, Javier Milei (foto), se deixou enganar nesta segunda-feira, 15 de janeiro, por um perfil falso no X, antigo Twitter, se passando pelo governador de Buenos Aires, Axel Kicillof.
A conta fake provocou Milei afirmando que Kicillof possui melhor formação acadêmica em economia que Milei e que também não seria corrompido por empresários.
“Caro Governador Kicillof, pensei que não era necessário lembrá-lo de que você fazia parte da carteira econômica de um governo que iniciou o ciclo de estagnação do PIB e declínio em termos per capita, apesar de ter termos de troca fabulosos”, publicou o presidente da Argentina.
Milei então criticou a gestão de Kicillof no ministério da Economia entre 2013 e 2015, na gestão de Cristina Kirchner, e no governo de Buenos Aires durante a pandemia.
“Portanto, os seus diversos títulos não têm ajudado os argentinos a viver melhor, muito pelo contrário. Além do mais, parece-me que ele exagerou no carinho pela parte ruim da biblioteca, aquela que não faz parte da solução, mas sim do problema”, afirmou o presidente.
O perfil oficial do governador de Buenos Aires no X é @Kicillofok, enquanto o fake que criticou Milei se chama @Kicilloveok. A conta fake usa a mesma foto da oficial, mas não tem selo de verificação.
A publicação ocorre no mesmo dia em que Milei pousa na Europa, em viagem para participar do Fórum Econômico de Davos.
No evento na Suíça, importante oportunidade para reposicionar a Argentina frente a investidores estrangeiros, o presidente argentino se reunirá com a diretora-executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.
Estimado Gobernador Kicillof, creí que no era necesario recordarle que Usted fue parte de la cartera de economía de un gobierno que inició el ciclo de estancamiento del PIB y caída en términos per-cápita pese a contar con términos de intercambio fabulosos.
A su vez, tampoco… https://t.co/QHO94dzbWq— Javier Milei (@JMilei) January 15, 2024
Quem é Axel Kicillof?
Kicillof é o governador da Província de Buenos Aires desde 2019, tendo sido reeleito para seu segundo mandato nas eleições gerais de outubro de 2023.
Protégé de Cristina Kirchner, Kicillof é o principal expoente do kirchnerismo atualmente e é um dos principais nomes do peronismo para disputara as eleições presidenciais de 2027.
Ele tem muitos votos no Conurbano, um bastião peronista, em especial kirchnerista, que deve ser decisivo nestas eleições.
Nas eleições de 2023, Kicillof foi reeleito com 45% dos voto, cerca de 20 pontos percentuais acima do segundo colocado — as eleições na província de Buenos Aires são realizadas em turno único.
O hoje governador de Buenos Aires foi responsável pela reestatização da petrolífera YPF, durante o governo de Cristina Kirchner.
A falta de zelo no processo de reestatização rendeu uma dívida de 16 bilhões de dólares ao governo argentino, determinada por condenação na Justiça dos Estados Unidos em 2023.
Leia também:
Argentina: por que um candidato faz propaganda onde não se pode votar nele
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)