Temperatura nos EUA pode chegar a -30ºC e país fica em alerta
O clima segue castigando os Estados Unidos e, agora, uma tempestade de frio promete baixar as temperaturas para -30ºC...
Um fenômeno atmosférico de grande proporção, conhecido como explosão de ar frio, se alastrou recentemente pelo Ártico e avança para o centro dos Estados Unidos. Especialistas em clima preveem uma tempestade de frio extremo que pode chegar até o sul do país, afetando inclusive o estado do Texas.
Clima interfere na política e afeta infraestrutura
A população de Iowa, conhecida pelos rigorosos invernos, está prestes a encarar uma nova prova: enfrentar temperaturas negativas para votar no caucus, as prévias do partido republicano. O resultado dessa votação decidirá o candidato à presidência pelo partido.
Por outro lado, o Texas, que já está lidando com uma rede elétrica vulnerável às temperaturas extremas, deve passar por um duro teste com a queda dos termômetros.
Temperaturas podem chegar a -30°C
Os meteorologistas preveem uma queda brusca na temperatura, com marcas chegando a -20 °C e -30 °C no norte dos EUA, tanto na sexta-feira quanto no sábado à noite. Os fortes ventos podem amplificar a sensação térmica e fazê-la chegar a -50 °C.
A estimativa é que mais de 15 milhões de pessoas nos EUA estejam sob alertas de frio extremo, onde o congelamento pode ocorrer em apenas 10 minutos na pele exposta.
Texas em alerta
No fim de semana, o ar mais frio se estenderá de Denver a Indianápolis, com temperaturas chegando a pelo menos -30 °C. Diante deste cenário, a operadora de rede independente do Texas, ERCOT, emitiu um alerta meteorológico para segunda-feira, alertando sobre o aumento iminente da demanda e uma possível queda nas reservas.
Em fevereiro de 2021, mais de 200 pessoas morreram – a maioria delas por hipotermia – durante um ataque histórico de frio e uma tempestade de gelo. Na ocasião, foram implementados cortes de energia contínuos para evitar o colapso da rede elétrica.
Consequências políticas
O caucus em Iowa, previsto para acontecer em meio a temperaturas congelantes históricas, pode ser seriamente afetado pela condição climática. Prevê-se para segunda-feira, o dia mais frio do estado em mais de cinco anos, com ventos que baixam ainda mais as temperaturas para -40 °C.
Os meteorologistas da CNN Monica Garrett e Brandon Miller e Joe Sutton da CNN contribuíram para esta história.
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)