Bitcoin oscila com falsa informação sobre aprovação de ETFs nos EUA
Os preços das criptomoedas sofreram fortes oscilações na terça-feira, 9, depois que uma postagem falsa foi feita na conta oficial da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês)...
Os preços das criptomoedas sofreram fortes oscilações na terça-feira, 9, depois que uma postagem falsa foi feita na conta oficial da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) na rede social X, antigo Twitter.
Divulgada por volta das 16 horas, no horário de Washington, a publicação afirmava que o regulador havia aprovado ETFs com exposição direta ao bitcoin no país.
Pouco mais de 10 minutos depois, o presidente da SEC, Gary Gensler, desmentiu a informação.
“A conta do Twitter @SECGov foi comprometida e um tuíte não autorizado foi postado. A SEC não aprovou a listagem e negociação de produtos negociados em bolsa de bitcoin à vista”, escreveu Gensler no X.
Às 17 horas, a equipe da SEC recuperou o controle da conta e a postagem falsa foi excluída.
“A SEC trabalhará com as autoridades policiais e nossos parceiros governamentais para investigar o assunto e determinar as próximas etapas apropriadas relacionadas ao acesso não autorizado e a qualquer má conduta relacionada”, disse a SEC.
Em outra postagem, a SEC afirmou que o comprometimento foi resultado foi atribuído a “um indivíduo não identificado” que obteve controle sobre um número de telefone associado à conta @SECGov por meio de um terceiro.
Oscilação do bitcoin
Após a publicação falsa, o preço do bitcoin teve uma rápida recuperação, registrando um ganho de 1,5% no dia. No entanto, logo após a confirmação de que a notícia era falsa, o preço caiu até 3,4%.
Por volta das 10h30 desta quarta-feira, 10, o bitcoin era negociado a 45.297 dólares, com recuo de 2,91%.
Alimentado pela expectativa da aprovação de ETFs, o que pode ocorrer ainda nesta semana, o bitcoin subiu 163% nos últimos 12 meses.
Contudo, o presidente da SEC, Gary Gensler, alertou na segunda, 8, sobre os riscos envolvendo as criptomoedas.
“Aqueles que oferecem investimentos/serviços em criptoativos podem não estar cumprindo a lei aplicável, incluindo as leis federais de valores mobiliários. Os investidores em criptos devem compreender que podem ser privados de informações importantes e outras proteções importantes relacionadas ao seu investimento”, disse.
Pelo menos 11 gestores de ativos têm pedidos pendentes perante a SEC para lançar ETFs de bitcoin à vista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)