Três mortes e mais de 890 mil casas sem energia após tempestade nos EUA
Os Estados Unidos foram atingidos por intensas tempestades na terça-feira, 9. Os tornados e chuvas resultaram em três mortes no Sul do país. No Norte, é a nevasca que causa destruição, intensificada por...
Os Estados Unidos foram atingidos por intensas tempestades na terça-feira, 9. Os tornados e chuvas resultaram em três mortes no Sul do país. No Norte, é a nevasca que causa destruição, intensificada por fortes ventos, que deixaram centenas de milhares de pessoas sem energia.
As chuvas torrenciais desencadearam inundações repentinas. As rajadas de vento ultrapassaram os 80 km/h em regiões que vão desde o Atlântico Central até ao Nordeste, segundo divulgação do Serviço Meteorológico Nacional.
Aviso das Autoridades
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, fez um pronunciamento para pedir à população que se mantivesse alerta e combatesse a tendência a “subestimar este alerta”. De acordo com o governador, a tempestade tem características “incomuns” se comparada às fortes chuvas de janeiro e aos intensos ventos que ocorreram ao longo da costa.
O avião da vice-presidente do país, Kamala Harris, chegou a ser desviado de seu local habitual de pouso, a Base Andrews, e foi obrigado a se dirigir até o Aeroporto Internacional de Dulles, localizado na Virgínia, por conta das intempéries.
Efeitos da Tempestade
Tornados devastaram principalmente o Sudeste dos Estados Unidos, atingindo a península da Flórida. Imagens de drones mostraram a destruição, com árvores derrubadas, edifícios danificados e telhados arrancados.
Já foram confirmadas três mortes na vasta área de estados do Sul, de acordo com as autoridades. Houve uma fatalidade em um estacionamento de trailers na Carolina do Norte, onde várias casas foram danificadas. Outra vida foi perdida em Jonesboro, Geórgia, ao sul de Atlanta, quando uma árvore caiu no para-brisa de um veículo.
Impactos do Clima Ruim
Além dos impactos para a população, o clima tempestuoso causou a interrupção do fornecimento de energia em mais de 890 mil residências em todo o país, principalmente no leste, de acordo com dados do site Poweroutage.us.
Na parte central dos EUA, severas nevascas atingiram o alto Centro-Oeste e se deslocaram em direção à região dos Grandes Lagos. Até o final da noite de terça-feira, mais de 1.300 voos haviam sido cancelados e 8.600 estavam atrasados, segundo informações do site de monitoramento FlightAware.com.
A expectativa é que o cenário climático possa melhorar nos próximos dias, mas os alertas continuam para a população, principalmente para aquelas que estão em áreas mais afetadas pela tempestade.
As autoridades recomendam que as pessoas evitem sair de casa desnecessariamente e prestem atenção nas notícias e avisos de alerta emitidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)