Chapa Boulos e Marta: um abacaxi para Nunes descascar
O ingresso de Marta Suplicy (sem partido) na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) para a disputa à prefeitura de São Paulo trouxe um problema de difícil administração ao atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)...
O ingresso de Marta Suplicy (sem partido) na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) para a disputa à prefeitura de São Paulo trouxe um problema de difícil administração ao atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).
Tanto aliados quanto adversários do chefe de Poder Executivo paulistano reconhecem que, por ora, a composição atinge de sobremaneira a credibilidade de Nunes e dá o deputado federal e ex-lider sem-teto um trunfo importantíssimo logo na largada do jogo eleitoral.
Nas palavras de um importante integrante do MDB, “fica muito ruim para a imagem de Nunes perder uma secretária para o seu adversário direto”. Já um importante cacique do PL, partido de Jair Bolsonaro, que provavelmente vai compor o palanque de Nunes, reitera: “[A saída de Marta] Pegou mal, desmoralizou o prefeito”.
Nesta terça-feira, 9, durante o Papo Antagonista, Felipe Moura Brasil e Carlos Graieb (vide vídeo abaixo) já adiantavam essa dificuldade que Nunes terá a partir de agora.
Por mais que Marta tenha lá seus defeitos, ela possui um importante capital político na periferia, entre as mulheres e conta (bem ou mal) com experiência administrativa. Marta também deve conseguir atenuar o estigma de “invasor radical” de Boulos e, de quebra, atrair alguns votos de Centro.
Isso significa que a chapa Boulos e Marta é invencível? Óbvio que não.
Mas Nunes precisará agir com rapidez para formar um palanque substancial, com bom tempo de TV e capilaridade eleitoral à altura. Jair Bolsonaro pode ser um importante cabo eleitoral? Pode. Mas entregar o cargo de vice à ala ideológica do PL pode afastar ainda mais o eleitor de Centro de uma candidatura emedebista.
Talvez a melhor solução para Nunes neste momento seja buscar uma coalizão com outros partidos de Centro como o União Brasil ou Republicanos.
A eleição na maior cidade do país ganhou nesta terça-feira, 9, contornos plebiscitários. Nunes sabe disso. E sabe que terá um belo abacaxi para descascar.
Assista à análise de Felipe Moura Brasil e Carlos Graieb sobre a saída de Marta Suplicy:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)