Estoques de petróleo nos EUA recuam 5,5 milhões de barris
Os estoques comerciais de petróleo bruto dos Estados Unidos tiveram uma queda significativa na semana encerrada em 29 de dezembro, segundo informações divulgadas pelo DoE (Departamento de Energia americano, na sigla em inglês)...
Os estoques comerciais de petróleo bruto dos Estados Unidos tiveram uma queda significativa na semana encerrada em 29 de dezembro, segundo informações divulgadas pelo DoE (Departamento de Energia americano, na sigla em inglês).
De acordo com o relatório, os estoques diminuíram em 5,5 milhões de barris em relação à semana anterior, superando as expectativas do mercado, que esperava um recuo de 3,2 milhões de barris.
Em relação às importações de petróleo bruto, houve um aumento significativo na média diária, que foi de 6,9 milhões de barris por dia na semana passada. Ao todo, foram 619 mil barris por dia a mais na comparação com à semana anterior.
Nas últimas quatro semanas, as importações de petróleo bruto atingiram uma média de aproximadamente 6,6 milhões de barris por dia, o que representa um aumento de 7% em comparação ao mesmo período do ano passado.
No que diz respeito aos insumos das refinarias dos EUA, houve um aumento na média diária durante a semana encerrada em 29 de dezembro, que foi de 16,7 milhões de barris por dia. Esse número representa um acréscimo de 121 mil barris por dia em relação à média da semana anterior. Vale destacar que as refinarias operaram com uma capacidade operacional de 93,5% na última semana.
Em relação à produção, houve uma diminuição na produção de gasolina, atingindo uma média diária de 8,8 milhões de barris na última semana. Por outro lado, a produção de combustíveis destilados apresentou um aumento, com uma média diária de 5,2 milhões de barris.
Esses dados indicam uma movimentação significativa no mercado petrolífero dos Estados Unidos e podem ter impactos tanto na economia nacional quanto no cenário global. A notícia da queda nos estoques, no entanto, não parece ter afetado os preços internacionais da commodity. Às 17h38 desta quinta-feira, 4, o combustível era negociado em queda de 0,47%, a 72,35 para o barril WTI, e em queda de 0,82% (US$ 77,61) para o barril tipo Brent.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)