Banco Central dá posse a diretores indicados por Lula
Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira (foto) tomaram posse, nesta terça-feira, 2, como diretores do Banco Central. Ambos foram indicados ao cargo em outubro, por Lula e pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad...
Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira (foto) tomaram posse, nesta terça-feira, 2, como diretores do Banco Central. Ambos foram indicados ao cargo em outubro, por Lula e pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad.
O primeiro será diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos. O segundo será diretor de Administração da instituição.
Enquanto Teixeira é servidor de carreira da casa, Pichetti era professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ambos são doutores em economia – um pela Universidade de São Paulo (USP), e o outro pela Universidade de Illinois.
Eles haviam sido sabatinados pelo Senado Federal no final do ano, sendo aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pelo plenário da Casa. Os dois têm mandato como diretores do Banco Central até 31 de dezembro de 2027, assim como o presidente da instituição, Roberto Campos Neto – que tem mandato até o ano de 2024 como presidente da autarquia monetária.
As diferenças nas visões entre o governo petista e a condução de Roberto Campos Neto – indicado originalmente por Jair Bolsonaro – levaram o Ministério da Fazenda a alterar a composição da diretoria, como forma de diluir ou contrapor as decisões tomadas por Campos Neto. Além de Picchetti e Teixeira, Gabriel Galípolo – ex-braço-direito de Haddad na pasta – já tomou posse como diretor do Banco Central.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)