Terremoto na China contabiliza 151 mortos
O total de óbitos decorrentes da tragédia que ocorreu há duas semanas na China atingiu a marca de 151 pessoas. Os corpos das últimas duas vítimas desaparecidas após o terremoto, considerado o mais grave dos últimos dez anos no país, foram encontrados neste domingo, 31...
O total de óbitos decorrentes da tragédia que ocorreu há duas semanas na China atingiu a marca de 151 pessoas. Os corpos das últimas duas vítimas desaparecidas após o terremoto, considerado o mais grave dos últimos dez anos no país, foram encontrados neste domingo, 31.
O abalo sísmico, de magnitude 6,2, afetou as províncias de Qinghai e Gansu, localizadas na região Noroeste da China. Os corpos das vítimas mais recentes foram encontrados em Qinghai, conforme informou a imprensa estatal.
Este terremoto, cujo epicentro englobou Qinghai e Gansu, foi o mais severo registrado no país desde um tremor de magnitude 6,5 na província de Yunnan, sudoeste da China, em 2014. Na ocasião, esse abalo causou a morte de 617 pessoas.
Segundo agências internacionais, o maior desafio que as equipes de resgate enfrentaram foi o clima extremamente frio, com temperaturas chegando a -16°C na região noroeste da China.
Cerca de 1.500 bombeiros, 1.500 policiais, mil soldados do Exército de Libertação Popular e aproximadamente 400 médicos estavam envolvidos nos esforços de resgate. Segundo as autoridades, 78 pessoas já foram resgatadas em Gansu.
Uma análise do Centro da Rede Sísmica da China apontou o epicentro do terremoto na parte nordeste do planalto tibetano. Essa área é conhecida por ser sísmica e sofrer frequentemente abalos devido à proximidade do ponto de fricção das placas tectônicas asiática e indiana, nos Himalaias.
O Ministério chinês da Gestão de Emergências declarou o nível II de resposta, o segundo mais elevado. Foi destinado um total de 200 milhões de yuan (aproximadamente 25 milhões de euros) para os esforços de socorro e recuperação.
No ano passado, um terremoto de magnitude 6,6 atingiu o sudoeste da China e causou ao menos 30 mortes. O epicentro do terremoto foi localizado na cidade de Luding, na região montanhosa de Sichuan.
Algumas estradas e casas perto do epicentro foram danificadas por deslizamentos de terra.
Os terremotos são comuns na província de Sichuan O mais forte foi registrado em maio de 2008, teve magnitude 8,0 e deixou quase 70.000 mortos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)