Crusoé: Ministro da Defesa de Israel fala em guerra em seis frentes
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que o país enfrenta uma guerra em seis frentes, muito...
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que o país enfrenta uma guerra em seis frentes, muito além do confronto contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
“Digo isso aqui da forma mais explícita. Qualquer pessoa que atue contra nós como um alvo em potencial não terá imunidade”, afirmou Gallant.
Ele deu a declaração em discurso à Comissão de Defesa do Parlamento na terça-feira, 26 de dezembro.
Segundo o ministro, Israel luta em frente não apenas em Gaza e na Cisjordânia, território palestino fora do controle do Hamas, mas também no Líbano, na Síria, no Irã, no Iêmen e no Iraque.
“Estamos numa guerra em múltiplas frentes e estamos sob ataque de sete teatros: Gaza, Líbano, Síria, Judeia e Samaria [Cisjordânia], Iraque, Iêmen e Irão. Já respondemos e tomámos medidas em seis destes teatros”, disse Gallant.
Além dos territórios palestinos, todos os países citados tem algum tipo de envolvimento no conflito entre Tel Aviv e o Hamas.
O Líbano sedia o Hezbollah, que oficialmente está em guerra com Israel desde a década de 1980 quando o grupo terrorista foi fundado.
Leia também: Hezbollah dispara míssil de mesquita no Líbano e atinge Israel
A Síria, cujo regime de Bashar al-Assad, e o Iraque, que, como grande parte do Oriente Médio, não reconhece a soberania de Israel, tem servido de palco e corredor para ataques contra Tel Aviv.
Já os rebeldes houthis do Iêmen, apesar de distante, no sul da Península Arábica, também reivindica ataques a Israel.
Irã
Um dos principais inimigos geopolíticos de Israel, o Irã ameaçou retaliação a Israel pela morte de um oficial da Guarda Revolucionária, Razi Mousavi, em um ataque israelense à Síria.
“Sem dúvida, o usurpador e selvagem regime sionista pagará por este crime. Esta ação é outro sinal de frustração, desamparo e incapacidade do regime ocupante sionista”, afirmou…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)