Crusoé: Navalny ressurge como “o novo Papai Noel”
O principal opositor de Vladimir Putin na Rússia, o ativista político Alexei Navalny (foto), debochou da nova prisão...
O principal opositor de Vladimir Putin na Rússia, o ativista político Alexei Navalny (foto), debochou da nova prisão para a qual foi transferido no Ártico.
“Eu sou o seu novo Papai Noel”, publicou o perfil oficial de Navalny no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter, nesta terça-feira, 26 de dezembro.
“Como sou o Papai Noel, você provavelmente está se perguntando sobre os presentes. Mas eu sou um Papai Noel de regime especial, então só quem se comportou muito mal ganha presentes”, acrescentou.
9/9 Since I'm Santa Claus, you're probably wondering about the presents. But I am a special-regime Santa Claus, so only those who have behaved very badly get presents 😉
— Alexey Navalny (@navalny) December 26, 2023
Navalny, preso pelo regime russo há quase um ano, estava desaparecido desde 6 de dezembro.
A notícia de seu reaparecimento na prisão Lobo Polar, a cerca de 1.900 quilômetros de distância da capital russa, Moscou, veio apenas na segunda-feira, 25 de dezembro.
“Os 20 dias de transferência foram bastante cansativos, mas ainda estou de excelente humor, como deveria estar o Papai Noel”, afirmou o perfil oficial do ativista político.
A prisão Lobo Polar está 60 km dentro do Círculo Polar Ártico.
Ela foi fundada na década de 1960 a partir de um sistema penitenciário que integrava um Gulag, campo de concentração stalinista, de acordo com a imprensa local.
Até então, Navalny estava na Colônia Penal Número 6, a prisão localizada a cerca de 230 quilômetros a leste de Moscou.
O líder opositor está sob custódia desde janeiro, oficialmente sob acusação de desrespeitar as condições de uma condenação de 2014 por fraude.
Ele e sua equipe legal negam qualquer desrespeito.
Entidades e órgãos internacionais, dentre eles a Corte Europeia de Direitos Humanos, denunciam a condenação de 2014 como perseguição política.
Prisão de Alexei Navalny
Navalny está preso na Rússia desde janeiro de 2021, quando retornou a Moscou após se recuperar na Alemanha de um envenenamento encomendado pelo Kremlin.
Antes de ser preso, ele liderou uma campanha contra a corrupção oficial e organizou grandes protestos anti-Kremlin.
Segundo seus advogados, a situação de Navalny…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)