Rali de fim de ano continua forte, e Ibovespa tem nova máxima
O índice Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, renovou a máxima histórica nesta terça-feira, 26. O principal indicador acionário brasileiro encerrou a sessão em alta de 0,59%, aos 133,5 mil pontos, puxado pelas gigantes do índice Petrobras, Itaú e Vale...
O índice Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, renovou a máxima histórica nesta terça-feira, 26. O principal indicador acionário brasileiro encerrou a sessão em alta de 0,59%, aos 133,5 mil pontos, puxado pelas gigantes do índice Petrobras, Itaú e Vale.
Os ganhos do petróleo, que ajudaram as ações da Petrobras, e o apetite a risco no exterior, com a expectativa de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve em 2024, foram os principais motores do otimismo no mercado financeiro no pregão.
O preço do barril de petróleo Brent teve um avanço superior a 2%, devido às tensões no Mar Vermelho, e voltou a ser negociado acima de US$ 80.
Mesmo com os preços da commodity em alta, a estatal brasileira anunciou redução nos preços do diesel. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a redução compensará o impacto da reoneração do combustível a partir de janeiro de 2024.
No mercado internacional, o índice S&P 500, referência da bolsa de valores dos Estados Unidos, também registrou alta expressiva e está próximo de atingir níveis recordes. A Nasdaq, bolsa conhecida por abrigar as gigantes da tecnologia, também encerrou o dia em alta.
A moeda americana registrou desvalorização frente ao real devido ao enfraquecimento do índice do dólar e ao cenário favorável ao risco nos mercados globais. O dólar chegou a ser negociado abaixo de R$ 4,81, atingindo seu menor valor desde agosto.
Sem novidades no cenário econômico, os juros futuros continuaram a apresentar queda nas taxas, principalmente nos prazos mais longos. No momento, o mercado financeiro precificar uma Selic entre 9% e 9,25% a.a., com pelo menos mais cinco cortes de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros no ano que vem.
Vale lembrar que a semana deve ser, a exemplo desta terça-feira, de baixa liquidez, isto é, de baixo volume financeiro. Dessa forma, os movimentos de alta e de baixa podem ser facilmente afetados por poucos investidores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)