Tarcísio confirma que material didático será impresso em 2024
Em coletiva de imprensa realizada para apresentar o balanço do primeiro ano de sua gestão, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos/Foto), anunciou que em 2024 os livros utilizados pelos estudantes serão impressos...
Em coletiva de imprensa realizada para apresentar o balanço do primeiro ano de sua gestão, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos, Foto), anunciou que em 2024 os livros utilizados pelos estudantes serão impressos.
De acordo com o governador, os livros já estão em fase final de produção na gráfica e estarão disponíveis para o início do próximo ano letivo. Essa medida visa garantir que todos os estudantes tenham acesso aos materiais necessários para seu aprendizado.
Essa decisão surge após o governo paulista ter anunciado, em agosto, que os estudantes contariam apenas com materiais didáticos digitais a partir do 6º ano da educação básica. Essa medida gerou diversas reações negativas, inclusive do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), que se posicionou contra a iniciativa.
Diante da polêmica e da repercussão negativa, o assunto chegou aos tribunais e o governo optou por recuar e liberar o uso de materiais impressos para todos os estudantes da rede estadual. Essa decisão foi recebida com satisfação por muitas instituições e famílias, que defendem a importância do material físico como complemento ao ensino digital.
Na ocasião, a justiça de São Paulo aprovou uma liminar obrigando o governo voltar a fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
“A decisão de permanecer no programa no próximo ano se deu a partir da escuta e do diálogo com a sociedade, que resultou no entendimento de que mais esclarecimentos precisam ser prestados antes de que a mudança seja efetivada. A Secretaria acredita que o mais importante agora é planejar 2024 com foco no alinhamento desses materiais, buscando a coerência pedagógica, a qualidade no conteúdo das aulas ministradas e estabelecendo amplo diálogo para aperfeiçoar o trabalho dos professores“, disse a nota da Secretaria de Educação de São Paulo.
“Nós vamos encadernar esse material e entregar ele também impresso, encadernado. Ou seja, se o aluno quiser estudar digitalmente ele vai poder, se ele quiser estudar no conteúdo impresso, no caderno, ele também vai ter essa opção. As duas opções vão estar disponíveis”, disse Tarcísio em agosto.
Além disso, durante a coletiva, o governador ressaltou a importância de incentivar a continuidade do currículo escolar básico, para que os estudantes possam ter um bom desempenho tanto na vida escolar quanto pessoal. Esse é um ponto fundamental para garantir a formação de cidadãos preparados e qualificados para o futuro.
Como foi o ano?
O governador de São Paulo publicou artigo nesta terça-feira, 19, para fazer um balanço de sua gestão.
No texto artigo Há um ano, fazemos diferente para fazer a diferença, ele diz que “o desafio de governar para todos é imenso”. O governador tem sido criticado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro por não ser conservador o bastante em sua gestão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)