Milei: “Minha maior prioridade é acabar com a hiperinflação”
O novo presidente da Argentina, Javier Milei (foto), disse que a inflação do país cresce 1% ao dia....
O novo presidente da Argentina, Javier Milei (foto), disse que a inflação do país cresce 1% ao dia.
“Minha maior prioridade hoje é acabar com a hiperinflação”, afirmou na sexta-feira, 15, depois de sortear seu último salário como deputado, algo que fez ininterruptamente durante os últimos dois anos.
Em sua transmissão ao vivo no Instagram, Milei elogiou os primeiros ajustes econômicos anunciados nesta semana pelo ministro da Economia, Luis Caputo.
Afirmou ainda que, no atual ritmo de crescimento, a inflação poderia chegar a 3.678% ao ano.
“Fizemos um programa hiperortodoxo com um forte ajuste fiscal para zerar o déficit financeiro”, disse Milei nas redes sociais.
“A partir de agora, quando reorganizarmos a economia, vamos começar a eliminar todas aquelas coisas que os liberais libertários não gostam.”
Como mostramos, o ministro da Economia, Luis Caputo, anunciou as nove medidas que compõem o primeiro pacote econômico do novo governo.
A principal é a desvalorização do peso no câmbio oficial, o que eleva o dólar de 365 pesos para 800 pesos.
Outras medidas relevantes são a redução dos subsídios a energia e transporte público e o fim da licitação pública para obras de infraestrutura.
O principal benefício social ligado ao trabalho na Argentina, conhecido como planos sociales, ou oficialmente Plan Potenciar Trabajo, será mantido.
Caputo anunciou ainda o aumento de benefícios sociais, como duplicar um benefício por filho para famílias mais pobres, e aumento de 50% na chamada Tarjeta Alimentar.
Em comunicado depois do anúncio, a diretoria do Fundo Monetário Internacional (FMI) chamou de “ousadas” as iniciativas de Luis Caputo e disse que elas constituem “um passo importante” para recuperar a economia do país.
I welcome the decisive measures announced by President @JMilei and his economic team today to address 🇦🇷 Argentina’s significant economic challenges—an important step toward restoring stability and rebuilding the country’s economic potential.https://t.co/1zZRES9anE
— Kristalina Georgieva (@KGeorgieva) December 12, 2023
“Eu saúdo as medidas decisivas anunciadas pelo presidente Milei e sua equipe econômica para enfrentar os desafios econômicos significativos da Argentina. Um passo importante para restaurar a estabilidade e reconstruir o potencial econômico do país”, escreveu a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em publicação no X.
Leia também: A motosserra de Milei
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)