No G20, Haddad fala em “tributação internacional” das riquezas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que os países mais ricos do mundo "paguem a sua justa contribuição em impostos"...
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que os países mais ricos do mundo “paguem a sua justa contribuição em impostos”.
Haddad afirmou que as nações em desenvolvimento devem se unir e buscar uma “agenda ambiciosa” para as contas públicas.
“Vindo de um processo de reforma tributária no Brasil, tenho uma convicção particularmente forte sobre a necessidade de reforçar a cooperação global nesta área”, comentou.
A declaração foi dada durante o evento de abertura na Trilha Financeira do G20, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta quinta-feira (14).
Haddad emendou.
“Uma agenda fiscal internacional mais ambiciosa, incluindo a tributação da riqueza, maior transparência e outras soluções para fazer com que os mais ricos do mundo paguem a sua justa contribuição em impostos”, explicou.
Haddad afirmou que os países precisam aumentar o “espaço fiscal” para apoiar investimentos públicos no sentido de combater as desigualdades.
“Queremos melhorar a eficiência dos fluxos financeiros para os países que mais necessitam de recursos, para proteger ativos ambientais estratégicos e cumprir as suas metas de descarbonização de forma justa e equitativa”, frisou.
O ministro admitiu que “o aumento da dívida é uma preocupação em todo o mundo. Vários países já possuem dívidas grandes demais, enquanto continuamos lutando para construir um sistema global de resolução de dívida que funcione com a velocidade e a agilidade que deveria”.
“Queremos abordar o peso da dívida de países de baixo e médio rendimento, de uma forma estrutural e preventiva. Dando espaço aos países endividados para definirem também a agenda de prioridades do G20”, destacou Haddad.
O Brasil assumiu este mês a presidência do bloco. À frente do grupo, o governo Lula tem desafios como o combate à fome, transição verde, renegociação e perdão de dívidas e desigualdade de gênero.
O G20 é grupo das maiores economias do mundo. O grupo é formado por 19 países, a União Africana e a União Europeia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)