Putin encontrou um rival para as eleições do ano que vem
Vladimir Putin, ditador russo no poder desde 1999, se viu diante de uma situação inusitada na sua coletiva anual de imprensa. Confrontado por uma versão sua gerada por Inteligência Artificial (IA), demonstrou desconforto e uma rara hesitação nas respostas.
Vladimir Putin, ditador russo no poder desde 1999, se viu diante de uma situação inusitada na sua coletiva anual de imprensa. Confrontado por uma versão sua gerada por Inteligência Artificial (IA), demonstrou desconforto e uma rara hesitação nas respostas.
O “sósia” digital, apresentado como um “estudante da Universidade Estadual de São Petersburgo”, aparentemente surpreendeu o ditador russo e a audiência ao perguntar sobre o uso de sósias e os riscos associados às inteligências artificiais e redes neurais.
“Vladimir Vladimirovich [primeiro nome e patronímico de Putin], olá, sou estudante da Universidade Estadual de São Petersburgo. Quero perguntar, é verdade que você tem muitos sósias?”
O Putin digital provocou risos entre o público na sala da coletiva, em Moscou. A ironia se refere às teorias conspiratórias sobre o uso que Putin faria de sósias.
O ditador russo, que já estava há quatro horas respondendo perguntas, disse:
“Vejo que você pode se parecer comigo e falar com minha voz.
Mas pensei sobre isso e decidi que só uma pessoa deve ser como eu e falar com minha voz, e essa pessoa sou eu“, terminando a brincadeira.
Sobre IA, disse: “É impossível impedir o desenvolvimento da Inteligência Artificial, o que significa que precisamos fazer de tudo para estarmos na liderança esse processo, mas ninguém sabe como isso vai acabar“.
Putin encontrou seu único rival para a eleição do ano que vem: ele mesmo
O ditador russo venceu quatro eleições presidenciais e viu a oposição se tornar praticamente inexistente.
Esse cenário antidemocrático é amplificado por uma série de medidas que fortalecem ainda mais a posição de Putin. Uma controversa reforma constitucional em 2020 permite que ele permaneça no poder até pelo menos 2036.
Além disso, as eleições anteriores foram marcadas por irregularidades, com alertas de grupos de defesa dos direitos humanos sobre a provável proibição de observadores independentes no monitoramento da votação. Putin também endureceu as regras para a cobertura da mídia nas eleições de 2024.
Os cinco grandes partidos autorizados a apresentar candidatos para a votação de 2024 são todos apoiadores do Kremlin e da ofensiva na Ucrânia, refletindo um cenário político onde a diversidade de opiniões e candidaturas é praticamente inexistente. Adversários e críticos de Putin sofrem prisões arbitrárias a partir de processos fabricados ou simplesmente morrem em situações inexplicáveis.
A aparente ausência de uma oposição efetiva e a manutenção de altos índices de aprovação interna, apesar das sanções e desafios econômicos, apontam para um cenário onde Putin se encontra sem rivais, ao menos de carne e osso.
Veja o vídeo:
Seeing double? [AI] Putin makes appearance at [real] Putin’s press conference pic.twitter.com/LYe1TBWRAJ
— RT (@RT_com) December 14, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)