Setor de serviços tem recuo de 0,6% e amarga 3ª queda seguida
O setor de serviços no Brasil recuou 0,6% em outubro deste ano, na comparação com setembro. Essa é a terceira queda consecutiva...
O setor de serviços no Brasil recuou 0,6% em outubro deste ano, na comparação com setembro. Essa é a terceira queda consecutiva.
Na comparação anual, em relação a outubro do ano passado, os serviços recuaram 0,4%.
Com o resultado de outubro, o setor está 10,2% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19, e 3,2% abaixo de dezembro de 2022 (o ponto mais alto da série histórica).
Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (13) pelo IBGE.
No acumulado do ano, a alta dos serviços é de 3,1% em relação ao mesmo período de 2022. Nos últimos 12 meses até outubro, a variação é de 3,6% – o pior resultado desde julho de 2021.
O setor de serviços registrou queda em duas das cinco atividades pesquisadas em outubro: transportes (-2%) e serviços prestados às famílias (-2,1%).
Em direção contrária, os serviços profissionais, administrativos e complementares (+1%) e os de informação e comunicação (+0,3%) foram os responsáveis pelas únicas altas do mês.
De acordo com o levantamento do IBGE, houve queda no volume de serviços em 12 das 27 unidades da Federação, na comparação com o mês anterior.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)