Sem eliminar combustíveis fósseis, COP28 aprova transição para energia limpa
A 28ª conferência do clima da ONU, a COP28, aprovou nesta quarta-feira, 13, um acordo de transição energética para fontes de energia limpa. Contudo, o texto final, endossado por 198 países, não cita a eliminação de combustíveis fósseis...
A 28ª conferência do clima da ONU, a COP28, aprovou nesta quarta-feira, 13, um acordo de transição energética para fontes de energia limpa. Contudo, o texto final, endossado por 198 países, não cita a eliminação de combustíveis fósseis.
O documento determina que a transição dos combustíveis fósseis será realizada até 2050, sem especificar como a mudança deverá ser feita e quais recursos financeiros serão utilizados.
O acordo também propõe que seja triplicada a capacidade de energia renovável até 2030 para reduzir a utilização de carvão, enquanto visa acelerar o uso de tecnologias para captura e armazenamento de carbono.
Para o presidente da COP28, sultão Al Jaber (foto), o acordo é “histórico”.
“Somos o que fazemos, não o que dizemos. Devemos tomar as medidas necessárias para transformar este acordo em ações tangíveis”, disse Al Jaber.
Durante a conferência do clima, vários países, entre eles grandes produtores de petróleo e gás, como Estados Unidos, Canadá e Noruega, tentaram colocar a eliminação gradual de combustíveis fósseis no texto final da COP, mas enfrentaram forte resistência dos países-membros da Opep, que controlam quase 80% das reservas de petróleo do mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)