Zelensky vai à Casa Branca tentar reaver ajuda financeira
O presidente dos EUA, Joe Biden, convidou Volodymyr Zelensky a ir a Washington em 12 de dezembro para discutir “as necessidades urgentes da Ucrânia”, disse o porta-voz da Casa Branca...
O presidente dos EUA, Joe Biden, convidou Volodymyr Zelensky a ir a Washington em 12 de dezembro para discutir “as necessidades urgentes da Ucrânia”, disse o porta-voz da Casa Branca.
O presidente ucraniano se reunirá com o líder republicano da Câmara dos Deputados, na esperança de liberar ao Congresso a ajuda financeira prometida ao seu país.
O comunicado da Casa Branca sublinhou que o encontro entre Biden e Zelenskyy tem o objetivo de “sublinhar o compromisso inabalável dos Estados Unidos com o apoio ao povo da Ucrânia, enquanto ele se defende da brutal invasão da Rússia” e que “com a Rússia aumentando os ataques de drones e mísseis contra a Ucrânia, os líderes discutirão as necessidades urgentes da Ucrânia e a importância vital do apoio continuado dos Estados Unidos neste momento crítico”.
O Congresso americano bloqueou um pacote de 106 bilhões de dólares de ajuda a Ucrânia e Israel. Trata-se de uma estratégia de representantes republicanos do Congresso que exigem concessões sobre a política de migração dos Estados Unidos em troca dos seus votos para adotar o pacote de ajuda. Para aprovação do pacote, os parlamentares exigem reformas para frear a entrada de migrantes pela fronteira com o México
Os Estados Unidos são atualmente o país que fornece o maior apoio militar a Kiev, tendo o Congresso comprometido mais de 110 bilhões de dólares desde a invasão russa em fevereiro de 2022.
O corte da ajuda dos Estados Unidos seria desastroso para Kiev, cuja recente contraofensiva não trouxe os ganhos territoriais esperados.
Joe Biden alertou que o bloqueio dos novos fundos de auxílio financeiro a Ucrânia seria “o maior presente” oferecido ao presidente russo, Vladimir Putin.
O presidente ucraniano, que esteve no domingo, 10, na Argentina para posse de Javier Milei, chegará na segunda-feira a Washington.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)