Maduro terá reunião com presidente da Guiana para discutir Essequibo
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, têm encontro marcado na próxima quinta-feira para tratar da...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, têm encontro marcado na próxima quinta-feira para tratar da disputa pela região de Essequibo. Eles se reunirão em São Vicente e Granadinas.
“Dados os acontecimentos e circunstâncias que rodearam a disputa territorial (…) avaliamos, no interesse de todos (…), a necessidade urgente de desescalar o conflito e instituir um diálogo adequado, face a face, entre os presidentes da Guiana e da Venezuela”, diz carta do primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonçalves.
“Ambos têm sido a favor desta posição na busca pela coexistência pacífica”, acrescentou.
Maduro afirmou mais cedo que a reunião deverá ter a presença do presidente Lula. O encontro será promovido pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e pela Comunidade do Caribe (CARICOM).
Na terça, 5, o ditador venezuelano divulgou o que seria o novo mapa da Venezuela, com a incorporação de Essequibo, região que representa 70% da vizinha Guiana, ao território venezuelano.
O ditador também anunciou a criação da zona de defesa integral da Guiana Essequiba e nomeou o major-general Alexis José Rodríguez Cabello como autoridade da área.
No domingo, 3, a Venezuela organizou um plebiscito em seu território para avalizar a anexação de parte do território do país vizinho. Obviamente, a consulta não contou com a participação dos 125 mil habitantes da região que pertence à Guiana e é rica em petróleo.
Leia também:
Agressão de Maduro à Guiana é teste verdadeiro para o Brasil
Maduro usa referendo para prender opositores
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)