Lula diz ser “irrazoável” não concluir acordo do Mercosul e UE
Lula defendeu a assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, durante coletiva nesta segunda-feira, 4, e disse ter esperança de que texto terá adesão...
Lula defendeu a assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, durante coletiva nesta segunda-feira, 4, e disse ter esperança de que texto terá adesão.
“Eu só posso dizer para você que não vai ter assinatura [do acordo] na hora que terminar a reunião do Mercosul. Enquanto eu puder acreditar que é possível fazer esse acordo, eu vou lutar para fazer. Depois de 23 anos, se a gente não concluir o acordo, é porque, eu penso que nós estamos sendo irrazoáveis com as necessidades que nós temos de avançar nos acordos políticos, sociais e econômicos.”
O presidente ainda afirmou ter conversado com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, sobre o assunto.
Nos próximos dias 6 e 7 de dezembro acontece a Cúpula de Líderes do Mercosul no Rio de Janeiro. O presidente Lula confirmou presença. Havia expectativa de que este acordo fosse assinado durante o evento, mas essa possibilidade está descartada.
O presidente Francês, Emmanuel Macron, afirmou recentemente que o acordo seria “incoerente” e “antiquado”. O tratado é negociado desde 1999 e envolve 31 países.
Na América do Sul, o Uruguai tem se oposto ao tratado, assim como o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que toma posse no dia 10 de dezembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)