Não deixarei a Autoridade Palestina governar Gaza, diz Netanyahu
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (foto), voltou a criticar a Autoridade Palestina e disse neste sábado, 2, que a organização que...
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (foto), voltou a criticar a Autoridade Palestina e disse neste sábado, 2, que a organização que supervisiona a Cisjordânia não deverá governar Gaza depois da guerra contra o Hamas.
“Eles educam seus filhos para odiar Israel e, para minha tristeza, para assassinar judeus e, em última análise, para a extinção do Estado de Israel”, afirmou.
Netanyahu citou o presidente da AP, Mahmoud Abbas, que não condenou os ataques de 7 de outubro.
“Não estou preparado para me iludir e dizer que esta coisa defeituosa” deveria ser autorizada a governar Gaza, disse. “Foi um erro terrível devolver o que há de mais hostil no mundo árabe e no mundo palestino ao centro da Terra de Israel, ao coração da terra.”
Em referência ao Fatah e ao Hamas, o premiê israelense afirmou ainda que a ideologia dos dois rejeita a existência de Israel.
“Portanto, não repetirei o erro e colocarei essa entidade em Gaza, porque obteremos a mesma coisa.”
E acrescentou:
“Estaríamos colocando o mesmo elemento – totalmente não reformado, totalmente inalterado – em Gaza, e é isso que até os melhores dos nossos amigos sugerem. Eu penso diferente. Eu me oponho a isso. Acho que precisamos construir outra coisa. É claro que deve haver controle de segurança israelense em toda a região para garantir que não surgirá nenhuma entidade terrorista nos próximos anos. E a governança interna deverá passar por um processo totalmente diferente.”
O presidente dos EUA, Joe Biden, defendeu que a Autoridade Palestina deveria governar Gaza e a Cisjordânia após o conflito.
A Autoridade Palestina está sediada em Ramallah e administra a Cisjordânia. Seu principal partido, o Fatah, presidido por Mahmoud Abbas, é o principal rival palestino do Hamas, o grupo terrorista que controla Gaza desde 2007.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)