TSE realiza teste público das urnas eletrônicas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna, nesta segunda-feira, 27. O evento, que ocorrerá até o dia 1º de dezembro, tem como objetivo aprimorar os sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições municipais de 2024...
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna, nesta segunda-feira, 27. O evento, que ocorrerá até o dia 1º de dezembro, tem como objetivo aprimorar os sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições municipais de 2024.
Ao todo, 36 investigadores vão participar do teste, que acontece na sede do TSE, em Brasília. Durante cinco dias, eles executarão 31 planos de testes nos componentes internos e externos das urnas, incluindo os responsáveis pela geração de mídia, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.
Qualquer brasileiro acima de 18 anos pode participar do Teste Público de Segurança da Urna. Para isso, basta inscrever-se e apresentar um plano de testes que visa identificar possíveis vulnerabilidades na urna eletrônica e no processo de votação. Caso algum investigador encontre falhas, ele deve propor soluções para corrigi-las.
Após o Teste Público de Segurança da Urna 2023, será realizado um novo teste em maio de 2024 para verificar se os problemas encontrados foram solucionados e se as melhorias propostas foram efetivas.
As urnas utilizadas no teste deste ano são dos modelos mais recentes, UE 2020 e 2022, que contam com recursos de acessibilidade aprimorados e melhorias em segurança, transparência e agilidade.
Esses equipamentos apresentam um aumento significativo na capacidade de processamento, além de possuírem tela sensível ao toque no terminal do mesário e um hardware de segurança certificado conforme os requisitos da Infraestrutura Pública de Chaves Criptográficas (ICPBrasil).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)