Chegou a hora de debater a criação do Dia Nacional do Brega
Ocorre na manhã desta terça-feira, 21, no plenário 10 da Câmara dos Deputados, uma audiência pública convocada para debater a criação do Dia Nacional do Brega. Foram convidados para participar...
Ocorre na manhã desta terça-feira, 21, no plenário 10 da Câmara dos Deputados, uma audiência pública convocada para debater a criação do Dia Nacional do Brega. Foram convidados para participar das discussões Thiago Gravações, Nega do Babado e o empresário Alexandre Vinicius, do perfil de redes sociais Brega Bregoso.
A proposta de debate foi apresentada à Comissão de Cultura pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA). “O brega é um gênero musical que desempenha um papel fundamental na cultura popular brasileira e merece ser celebrado e discutido devido à sua relevância social, cultural e histórica”, defendeu.
Segundo a deputada, “a música brega possui raízes profundas na diversidade do Brasil, refletindo as nuances culturais de diferentes regiões do país”. “Ela se destaca por sua capacidade de conectar gerações, servindo como uma trilha sonora para momentos significativos na vida das pessoas. Além disso, o brega é um importante vetor de inclusão social, proporcionando oportunidades a artistas e músicos talentosos que muitas vezes são marginalizados”, completou Lídice.
A criação da data comemorativa, que seria celebrada em 14 de fevereiro, foi proposta pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE). “O gênero musical brega, tão entrelaçado com a cultura musical brasileira, merece um reconhecimento oficial e uma data comemorativa que celebre sua história rica e influência duradoura”, diz o parlamentar na proposta de projeto de lei.
“O termo ‘brega’ é por si só, complexo e intrigante. Ele não se limita a um único estilo musical, mas sim abraça uma ampla gama de expressões artísticas que compartilham características comuns, como a ênfase nas emoções, melodias cativantes e letras que muitas vezes abordam temas românticos de maneira intensa e dramática”, acrescenta Campos, filho do falecido ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.
Com informações da Agência Câmara
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)