Comitê de Ética diz haver “evidências contundentes” contra George Santos
O Comitê de Ética da Câmara dos Estados Unidos concluiu que o deputado republicano George Santos (foto) “não é confiável”. Conforme relatório de 56 páginas divulgado nesta quinta-feira, 16, há “evidências contundentes” do uso dos fundos de campanha para fins pessoais, além de fraudes a doadores e da entrega de relatórios de financiamento de campanha e divulgação financeira falsos ou incompletos...
O Comitê de Ética da Câmara dos Estados Unidos concluiu que o deputado republicano George Santos (foto) “não é confiável”. Conforme relatório de 56 páginas divulgado nesta quinta-feira, 16, há “evidências contundentes” do uso dos fundos de campanha para fins pessoais, além de fraudes a doadores e da entrega de relatórios de financiamento de campanha e divulgação financeira falsos ou incompletos.
Por unanimidade, a comissão decidiu encaminhar suas conclusões ao Departamento de Justiça americano, dizendo que a conduta do republicano “justifica condenação pública, está abaixo da dignidade do cargo e trouxe grave descrédito à Câmara”.
Para o comitê, George Santos “conscientemente fez com que o seu comitê de campanha apresentasse relatórios falsos ou incompletos à Comissão Eleitoral Federal; usou fundos de campanha para fins pessoais; [esteve] envolvido em conduta fraudulenta em relação à RedStone Strategies LLC; e envolvido em violações conscientes e intencionais da Lei de Ética no Governo no que se refere às suas Declarações de Divulgação Financeira (FD) arquivadas na Câmara.”
“À luz da investigação criminal em curso sobre o Representante Santos e das conclusões do ISC [Subcomitê Investigativo] sobre conduta adicional não acusada e ilegal por parte do Representante Santos, o ISC recomendou que o Comitê remetesse imediatamente estas alegações ao Departamento de Justiça”, acrescentou.
Após a divulgação do relatório, Santos chamou o documento do Comitê de Ética de “tendencioso”, mas afirmou que não buscará a reeleição em 2024.
“Se houvesse um mínimo de ÉTICA no ‘Comitê de Ética’, eles não teriam divulgado este relatório tendencioso. O Comitê fez de tudo para difamar a mim e a minha equipe jurídica por eu não ser acessível (meus projetos de lei sugerem o contrário). É uma difamação politizada e repugnante que mostra até que ponto o nosso governo federal desceu. Todos os que participaram neste grave erro judiciário deveriam ter vergonha de si mesmos”, escreveu George Santos no X, antigo Twitter.
“Continuarei na minha missão de servir os meus eleitores até que me seja permitido. No entanto, NÃO buscarei a reeleição para um segundo mandato em 2024, pois minha família merece coisa melhor do que estar sob a mira da imprensa o tempo todo”, acrescentou.
If there was a single ounce of ETHICS in the “Ethics committee”, they would have not released this biased report. The Committee went to extraordinary lengths to smear myself and my legal team about me not being forthcoming (My legal bills suggest otherwise).
It is a disgusting…
— George Santos (@MrSantosNY) November 16, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)