TSE cassa deputado, e Paulinho da Força pode voltar à Câmara
O TSE (foto) cassou nesta terça-feira, 7, por 5 votos a 2, o mandato do deputado federal Marcelo de Lima Fernandes, do PSB-SP, acusado de infidelidade partidária. Com isso, o líder sindical Paulinho da Força, que não havia conseguido se reeleger em 2022, pode retornar à Câmara...
O TSE (foto) cassou nesta terça-feira, 7, por 5 votos a 2, o mandato do deputado federal Marcelo de Lima Fernandes, do PSB-SP, acusado de infidelidade partidária. Com isso, o líder sindical Paulinho da Força, que não havia conseguido se reeleger em 2022, pode retornar à Câmara, informa a Folha.
A corte eleitoral entendeu que Fernandes se desfilou do Solidariedade —a sigla de Paulinho— para entrar no PSB sem ter justa causa. O sindicalista é o primeiro da lista de suplentes. A decisão do TSE, porém, ainda tem de ser comunicada oficialmente à Câmara; em seguida, caberá ao TRE-SP confirmar quem assumirá a vaga.
O Solidariedade questionou o mandato de Fernandes alegando que ele foi eleito usando a estrutura do partido e só alcançou as exigências da cláusula de barreira graças à incorporação do Pros pela sigla de Paulinho, em fevereiro último. O deputado agora cassado alegou que se desfiliara do Solidariedade justamente porque a legenda não tinha alcançado a cláusula.
O sindicalista disse ao jornal paulistano que a decisão do TSE “fez justiça”: “Para nós foi uma decisão importante, porque a gente tinha perdido um deputado na Câmara”. Seu partido tem hoje apenas quatro deputados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)