Câmara dos EUA rejeita cassar George Santos
Por 213 votos a 179, a Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA rejeitou nesta quarta-feira, 1º, a cassação do mandato de George Santos (foto), republicano filho de brasileiros...
Por 213 votos a 179, a Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA rejeitou nesta quarta-feira, 1º, a cassação do mandato de George Santos (foto), republicano filho de brasileiros, informa a Folha.
Santos é alvo de 23 acusações criminais, que vão de fraude e lavagem de dinheiro a roubo de identidade, e teve seu “currículo fake” exposto em uma reportagem do New York Times no final do ano passado. Ele se elegeu para a Câmara americana em novembro de 2022, nas chamadas eleições de meio de mandato (midterm elections), e se diz inocente de todas as acusações.
O pedido de cassação foi apresentado pelos colegas de bancada de Santos do estado de Nova York. “Prevaleceu, porém, a posição de que a Câmara deve esperar o avanço das investigações do Comitê de Ética e seu julgamento pela Justiça antes de analisar uma expulsão”, escreve o jornal paulistano.
Também pesou, acrescenta a Folha, o fato de que os republicanos, oposição ao governo de Joe Biden, têm uma maioria estreita na Casa, de apenas nove votos, que se reduziriam para oito caso Santos fosse cassado. Haveria ainda o risco de que ele fosse substituído por um adversário democrata.
Além disso, apenas cinco deputados foram cassados em toda a história da Câmara dos EUA. O último foi o democrata James A. Traficant, em 2002.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)