Inelegibilidade de Braga Netto abre disputa no PL por candidatura do Rio
Senador Portinho e o deputado Ramagem são apontados como candidatos a receber o aval de Bolsonaro para disputar a prefeitura do Rio em 2024...
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que declarou a inelegibilidade do general Braga Netto, lideranças do PL no Rio de Janeiro já discutem possíveis nomes para a disputa pela prefeitura da capital fluminense no ano que vem. Até então, Braga Netto vinha sendo apontado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como o pré-candidato do partido bolsonarista.
O senador Carlos Portinho e do deputado Ramagem são nomes que disputam o aval de Bolsonaro pela pré-candidatura. Além de Bolsonaro, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, também tem participado das negociações.
Até o momento, Ramagem é visto como o principal cotado para assumir a pré-candidatura do Rio. Ele comandou a Agência Brasileira de Investigação (Abin) durante o governo Bolsonaro, e foi eleito para o primeiro mandato de deputado com 59.170 votos.
Recurso
Apesar das movimentações de lideranças do PL, o general Braga Netto, afirmou nesta quarta-feira (1º) que vai utilizar de “todos os meios judiciais” para recorrer da decisão da Justiça Eleitoral. O militar, que foi vice na chapa de Bolsonaro em 2022, foi condenado a 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder político pela utilização das comemorações oficiais do 7 de Setembro de 2022 para fins eleitorais.
“No dia de ontem [terça-feira], uma decisão do TSE nos julgou inelegíveis por 8 anos, com aplicação de multas. Eu discordo da decisão e iremos utilizar, como sempre fizemos, de todos os meios judiciais democráticos para provar e comprovar a lisura de nossas ações”, afirmou Braga Netto em uma rede social.
Além de Braga Netto, a decisão também condenou Bolsonaro a oito anos de inelegibilidade. Ambos podem recorrer da decisão no próprio TSE e também no Supremo Tribunal Federal (STF), se entenderem que houve violação da Constituição no julgamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)