Lula discute com líderes da base mudança de meta fiscal
A terça-feira começa com live do presidente Lula às 8h30 cercada de expectativa sobre o posicionamento do Planalto em relação às contas da União...
A terça-feira começa com live do presidente Lula, às 8h30, cercada de expectativa sobre o posicionamento do Planalto em relação às contas da União. Após a aparição online, o petista se reúne, às 10h, com a base aliada e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para estudar alternativas e alinhar o discurso que deve sepultar de vez a ideia de zerar o déficit primário.
Na semana passada, o presidente afirmou não ser possível buscar o déficit primário zero em 2024 defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o que causou estresse nos mercados com alta de juros futuros e do dólar e queda na bolsa.
Ontem, o ministro tentou explicar que não havia “descompromisso” de Lula com a meta, mas não convenceu, e os mercados voltaram a cair. A piora na percepção de risco fiscal fez com que os investidores passassem a precificar o fim do ciclo de cortes da Selic em 10,90% ao ano.
No cenário político, apesar da fala de apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) da Casa deve votar ainda hoje um projeto que obriga o governo a pagar emendas de comissões permanentes da Câmara dos Deputados, limitando ainda mais o espaço para contingenciamento do Planalto, o que adiciona pressão no Executivo para revisão da meta fiscal.
No exterior, o iene japonês recuou após o BoJ (Banco do Japão) frustrar as expectativas em torno de uma mudança na política de juros por lá. Além disso, número dos PMI (Índice de Gerentes de Compra) chinês indicando contração econômica também veio abaixo do esperado.
No campo das commodities, o minério de ferro encerrou a primeira parte da sessão em Singapura em leve queda de 0,10%, cotado a US$ 121,60 a tonelada. O petróleo recuperava parte das perdas de ontem e subiu 1,10%, às 7h53, cotado a US$ 88,41 o barril do tipo Brent.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)