Sucessão no STF: Messias de volta ao páreo
O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, ganhou fôlego na última semana e agora volta a ser visto por integrantes do Palácio do Planalto como o favorito para substituir a ex-ministra Rosa Weber no STF...
O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, ganhou fôlego na última semana e agora volta a ser visto por integrantes do Palácio do Planalto como o favorito para substituir a ex-ministra Rosa Weber no STF.
Em outubro, Lula deu indicativos de que escolheria Flávio Dino para a vaga. No entanto, seu nome desagradou boa parte do PT. Além disso, alguns movimentos considerados erráticos – como a tentativa de emplacar o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, em seu lugar caso ele fosse de fato indicado ao Supremo – também jogaram contra o atual ministro da Justiça.
Na visão do Planalto, Messias é hoje um nome mais palatável para uma sabatina no Senado – a indicação precisa passar pela CCJ da Casa – e com um perfil mais conciliador que Dino. “Até parlamentares de oposição já indicaram que votariam a favor do Messias”, admite uma fonte próxima ao presidente Lula a este site.
Outro ponto que vem sendo considerado pelo presidente e seu staff diz respeito à função de Dino no Ministério da Justiça. Ele é visto como uma peça essencial para o governo Lula e não há hoje, segundo integrantes do Palácio, um nome que possa substituí-lo à altura.
A indicação do substituto de Rosa Weber será a segunda do governo Lula. A primeira foi do ministro Cristiano Zanin, que substituiu Ricardo Lewandowski.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)