Ao menos 6 senadores da base votaram contra nome de Lula para a DPU
Pelo menos seis senadores da base aliada de Lula (PT) votaram contra o nome indicado pelo presidente para a Defensoria Pública da União, Igor Roque (foto), na última quarta-feira, 25...
Pelo menos seis senadores da base aliada de Lula (PT) votaram contra o nome indicado pelo presidente para a Defensoria Pública da União, Igor Roque (foto), na última quarta-feira, 25, informa O Globo.
O plenário do Senado rejeitou a indicação de Roque por 38 votos a 35, com uma abstenção. Apesar de os votos serem secretos —ou seja, não se sabe quem foram os “traidores”—, o número é fácil de deduzir.
Dos 81 integrantes do Senado, 49 têm se mantido fiéis a Lula na aprovação de projetos do governo, e os outros 32 compõem a oposição. Na quarta, sete senadores, todos da base do Planalto, não votaram na sessão que decidia sobre Igor Roque: Giordano (MDB-SP), Irajá (PSD-TO), Jader Barbalho (MDB-PA), Mara Gabrilli (PSD-SP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Professora Dorinha Seabra (União-GO) e Sérgio Petecão (PSD-AC).
Os 42 governistas que sobraram seriam suficientes para aprovar o nome para a DPU, que precisava de maioria simples (41 votos), mas 6 deles se juntaram aos 32 oposicionistas.
Senadores da oposição usaram as redes sociais para dar um recado a Lula, lembrando que o presidente ainda tem de escolher um nome para a vaga de Rosa Weber no STF. “Vai, Lula, indica o Flávio Dino para o STF… o Senado está esperando”, provocou Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
“Até governistas votaram contra o cara. Bastidores especulam que teria sido um recado a Lula”, escreveu a deputada Júlia Zanatta (PL-SC), lembrando que o presidente tem maioria no Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)