O presidente norte-americano Joe Biden está enfrentando um pedido de impeachment feito pelo líder republicano Kevin McCarthy.
Um impeachment é um processo que pode levar à destituição de um presidente dos Estados Unidos por crimes graves, como traição, suborno ou abuso de poder. O processo envolve a aprovação de uma acusação pela Câmara dos Representantes e um julgamento pelo Senado.
Kevin McCarthy é o presidente da Câmara dos Representantes e líder do Partido Republicano, que é oposição ao Partido Democrata de Biden. Ele pediu o impeachment de Biden no dia 12 de setembro de 2023, alegando que ele lucrou com os negócios estrangeiros de seu filho Hunter Biden, quando era vice-presidente.
McCarthy disse que os republicanos encontraram evidências de ligações telefônicas, transferências de dinheiro e outras atividades que mostram uma "cultura de corrupção" na família de Biden. Ele não citou nenhuma evidência específica, mas disse que irá apresentá-las no inquérito.
Biden negou qualquer irregularidade e disse que nunca interferiu nos negócios de seu filho. Ele também zombou dos republicanos pelo pedido de impeachment e disse que eles não têm base para isso. A Casa Branca chamou a iniciativa de "política extrema no seu pior".
Hunter Biden é o filho mais novo de Joe Biden e um advogado e empresário. Ele esteve envolvido em negócios na Ucrânia, na China e em outros países, que geraram suspeitas de conflito de interesses e sonegação fiscal. Ele está sendo investigado por um promotor federal desde 2019.
A Ucrânia foi o motivo do primeiro processo de impeachment do ex-presidente Donald Trump, em 2019. Trump foi acusado de pressionar o presidente ucraniano a investigar os negócios de Hunter Biden, em troca de ajuda militar. Trump foi absolvido pelo Senado, mas o caso trouxe à tona as atividades de Hunter Biden no país.
A chance do impeachment ser aprovado é baixa, pois depende da maioria dos votos na Câmara e no Senado. Atualmente, os republicanos têm uma pequena vantagem na Câmara, mas os democratas têm maioria no Senado. Além disso, nenhum presidente dos EUA foi removido do cargo por impeachment até hoje.