Veja os principais impactos desse fenômeno no Brasil e entenda como a polarização política afeta nossa sociedade.
É a divisão da sociedade em dois grupos opostos e extremos sobre temas políticos. Eles se fecham em suas convicções e rejeitam o diálogo.
Pode ter várias causas, como crises, desigualdades, corrupção, violência, etc. Esses fatores geram insatisfação, medo e raiva nas pessoas.
A mídia, as redes sociais e os líderes populistas podem influenciar e agravar a polarização. Eles podem manipular, desinformar e radicalizar as opiniões.
De várias formas, como: – Intolerância, ódio e violência entre os grupos; – Desconfiança nas instituições e nos políticos;
Pode ter várias causas, como crises, desigualdades, corrupção, violência, etc. Esses fatores geram insatisfação, medo e raiva nas pessoas.
Alguns das consequências disso são: – Aprofundamento da crise política, social e econômica; – Fragilização da democracia, dos direitos humanos e do Estado de Direito;
– Desafios para o enfrentamento da pandemia e outras questões urgentes; – Riscos para as eleições e para o futuro do país.
É preciso promover uma cultura de diálogo, respeito e tolerância, buscando informações confiáveis e diversificadas e ouvindo argumentos e perspectivas dos outros;
– Reconhecer pontos em comum e os interesses compartilhados; – Evitar ofensas, agressões e fake news nas redes sociais; – Participar de espaços de debate e mediação política.