O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, um problema grave que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Saiba como você pode ajudar a salvar vidas com um simples gesto de afeto.
O setembro amarelo é uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância de falar sobre o suicídio e buscar ajuda profissional quando necessário. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, especialmente entre os jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano, sendo uma a cada 40 segundos.
O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial, que envolve aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Alguns fatores que podem aumentar o risco são: transtornos mentais, como depressão e ansiedade; abuso de álcool e drogas; violência; bullying; isolamento; perdas; doenças crônicas; entre outros.
Algumas pessoas que pensam em se matar podem demonstrar alguns sinais de alerta, como: mudanças bruscas de humor e comportamento; perda de interesse pelas atividades que gostava; isolamento social; descuido com a aparência; frases como "eu queria morrer" ou "eu não aguento mais"; planejamento ou tentativa prévia de suicídio; entre outros.
Não ignore ou minimize a situação. O primeiro passo é oferecer apoio emocional, ouvindo com atenção, respeito e sem julgamentos. Em seguida, incentive a pessoa a procurar ajuda profissional, como um médico psiquiatra ou um psicólogo. Se possível, acompanhe-a até o serviço de saúde mais próximo ou ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188.
A prevenção do suicídio é uma responsabilidade de todos. Além de buscar ajuda profissional quando necessário, é importante cuidar da saúde mental e emocional, praticando atividades que promovam o bem-estar, como exercícios físicos, meditação, hobbies, lazer, etc. Também é fundamental manter uma rede de apoio social, conversando com familiares, amigos e pessoas de confiança.
Aproveite a data para se informar sobre o tema e compartilhando conteúdos confiáveis nas redes sociais; participando de eventos e palestras sobre prevenção do suicídio; fazendo uma doação ou se tornando um voluntário do CVV; e principalmente, sendo gentil e solidário com as pessoas ao seu redor.