O dia 7 de setembro é uma das datas mais importantes da história do Brasil, pois marca o momento em que o país se libertou do domínio de Portugal e se tornou uma nação independente.
O Brasil foi colonizado por Portugal desde o século XVI, sendo explorado economicamente e submetido às leis e aos interesses da metrópole. Os colonos brasileiros não tinham autonomia política nem representação nas cortes portuguesas.
O movimento pela independência foi motivado por diversos fatores, como a influência das ideias iluministas, a insatisfação dos colonos com os altos impostos cobrados por Portugal; e a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808.
D. Pedro I, filho do rei d. João VI, ficou no Brasil como príncipe regente quando seu pai voltou para Portugal em 1821. D. Pedro I enfrentou as tentativas das cortes portuguesas de recolonizar o Brasil e atendeu ao pedido dos brasileiros que queriam a separação definitiva de Portugal.
A independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando d. Pedro I recebeu uma carta das cortes portuguesas exigindo seu retorno imediato a Portugal e anulando as medidas que ele havia tomado no Brasil. D. Pedro I, então, decidiu romper com Portugal e proclamou às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, o famoso grito de "Independência ou morte!".
Entre os efeitos deste importante momento histórico, estiveram a formação do Império do Brasil, bem como o reconhecimento internacional da independência, mediante o pagamento de uma indenização a Portugal e a aceitação de tratados favoráveis à Inglaterra.