Leonardo Barreto na Crusoé: É errado dizer que Lula é favorito à reeleição
Em 2026, Lula provavelmente enfrentará alguém de uma geração mais nova do que a dele. Isso nunca aconteceu, historicamente falando
O que um reeleito tem? Trata-se de uma pergunta difícil de responder. Na Ciência Política, por exemplo, o indicador mais utilizado para definir as chances de um político com mandato – presidente, prefeito ou governador – ser reconduzido é a taxa de aprovação.
O cientista político Alberto Carlos Almeida escreveu um livro – A cabeça do eleitor – no qual ele estima que abaixo de 40% de menções “ótimo” ou “bom“, a chance de reeleição é menor do que 50%.
Se o “ótimo” ou “bom” for entre 40% e 50%, as chances são meio a meio. Se for superior a 50%, a recondução é quase garantida.
Há controvérsia nesse número. Hoje, várias consultorias acham que o indicador não é o “quanto” você gosta de uma gestão (ótimo e bom têm um significado de intensidade), mas apenas se você gosta ou não.
Olhando para os números da última pesquisa feita pela consultoria Quaest, pelo primeiro indicador, a soma de ótimo+bom, Lula ainda está distante de um patamar confortável, registrando 33% em um intervalo que teve seu ápice (42%) em agosto de 2023 e bateu na lona em maio deste ano (26%).
Pelo segundo modelo, que considera apenas o item aprovação, Lula tem 48%, com pico de 60%, também registrado em agosto de 2023, e piso de 40% em maio deste ano.
Embora Lula possa parecer mais favorito pela segunda matriz, não dá para dizer que sua recondução está garantida. Em termos de comparação, o ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado por Lula em 2022, terminou seu governo com 39% de ótimo+bom e 41% de aprovação.
Rejeição
Outra questão relevante na literatura da reeleição é a variável da rejeição. Ela nos lembra que escolhas eleitorais não são livres, mas estão limitadas às opções que o próprio sistema político seleciona previamente.
Numa perspectiva comparativa, podemos, portanto, nos perguntar quem é o melhor ou, como tem sido comum, quem é o “menos ruim”.
Tirando pré-candidatos com o sobrenome Bolsonaro, Lula tem, hoje, a maior rejeição entre todos os políticos, com 51% das pessoas dizendo que não votariam no petista “de jeito nenhum”…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Seguir no google
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
19.10.2025 07:52Um candidato que não pode sair à rua, tem como ser favorito?
Daniel Jhaynnyson Lendengues Reis
18.10.2025 12:00Espero que o povo vote certo