Jerônimo Teixeira na Crusoé: Ruiu a pirâmide fajuta do bolsonarismo
O enredo golpista desvendado pela Polícia Federal é espantoso mas não surpreendente. De quebra, também é muito, muito brega
Donald Trump, eu disse aqui outro dia, é uma pirâmide: “um objeto imenso, sólido e de linhas na verdade bem simples, mas que representa um mistério para o observador”.
Jair Bolsonaro já foi chamado de “Trump dos trópicos”.
O próprio Trump usou essa expressão quando declarou apoio ao então presidente do Brasil na eleição de 2022.
Pirâmides já foram erguidas nos trópicos. Bolsonaro não é uma delas. Falta-lhe o elemento de mistério. Até seus momentos de destempero e incontinência verbal são previsíveis.
(As revelações do relatório da Polícia Federal sobre o golpismo no governo Bolsonaro são espantosas mas não surpreendentes. “Claro que isso tudo aconteceu. Estava na cara”, pensei logo que soube dos planos elaborados pela milicada bolsonarista para matar o presidente eleito, seu vice e um ministro do STF – embora eu nunca houvesse imaginado nada parecido…)
Bolsonaro será no máximo uma pirâmide cenográfica em um carro alegórico de uma escola de samba do segundo grupo.
Não, a analogia é ruim: o ex-presidente não gosta de Carnaval. Vou tentar de novo.
Bolsonaro é a pirâmide de plástico que caberia na entrada de uma loja Havan, se Luciano Hang decidisse trocar a Estátua da Liberdade por um figurino egípcio (ou maia, ou asteca…).
A chanchada golpista
Como era brega o golpe que não foi!
Reparem na carga de melodrama patrioteiro no nome da operação que pretendia “neutralizar” Xandão, Lula e Alckmin: “Punhal Verde e Amarelo”.
Sérgio Reis poderia tirar daí uma canção de dor de corno: “Um punhal verde amarelo / cravado em meu coração”.
E ainda tem os tais “kids pretos” que andavam monitorando os movimentos de Alexandre de Moraes. Ao que parece, é uma tropa de elite, treinada para operações especiais.
O apelido, no entanto, não evoca soldados sorrateiros…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)