Se houver um cessar-fogo, Ucrânia indicará Trump para Nobel da Paz, diz Zelensky
A Ucrânia espera que o envio de mísseis Tomahawk dos EUA force a Rússia a se sentar à mesa de negociações
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, poderia imaginar a indicação do presidente americano, Donald Trump, para o Prêmio Nobel da Paz:
“Se Trump der ao mundo – especialmente ao povo ucraniano – a chance de um cessar-fogo como esse, então ele deve ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz”, disse Zelensky à imprensa. “Nós o indicaremos em nome da Ucrânia.”
A Ucrânia espera que o envio de mísseis Tomahawk dos EUA force a Rússia a se sentar à mesa de negociações.
Trump tem afirmado repetidamente que merece o prêmio. O vencedor deste ano será anunciado na sexta-feira. A decisão provavelmente já está tomada.
Compra de armas dos EUA é “extremamente importante”
Antes da reunião dos ministros da Defesa da Otan, em Bruxelas, na próxima semana, a embaixadora ucraniana na Otan, Alyona Getmanchuk, pediu aos aliados europeus de Kiev que comprem mais armas dos EUA para seu país.
“Não é que prefiramos armas americanas a armas francesas, alemãs ou de outros países europeus”, disse Getmanchuk à agência de notícias AFP. “O problema é que estamos pedindo aos EUA armas que os países europeus não podem fornecer”, disse ela.
Os países europeus compraram armas dos EUA para a Ucrânia de acordo com um plano elaborado em julho pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo secretário-geral da Otan, Mark Rutte. Até o momento, foram financiados dois bilhões de dólares (cerca de € 1,7 bilhão) em armas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acredita que entregas mensais no valor de cerca de um bilhão de dólares são necessárias. Kiev precisa particularmente dos EUA para fornecer sistemas de defesa aérea e armas de longo alcance.
Mercado de ações russo despenca
O mercado de ações russo sofreu uma forte queda. O índice MOEX, que acompanha as 40 maiores empresas, caiu 4,05%, atingindo seu menor nível desde dezembro de 2024. Esta é a maior queda diária nos últimos três anos, relata o The Moscow Times.
O jornal relata que a queda se acelerou após uma declaração do vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov. Ele afirmou que as relações com os EUA esfriaram novamente desde a cúpula Trump-Putin no Alasca.
Leia também: Nobel da Paz defende envio de Tomahawks de Trump à Ucrânia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Marian
09.10.2025 14:13Trump irá levar o prêmio porque merece.
Annie
09.10.2025 13:36E o Lula gente?
Maglu Oliveira
09.10.2025 12:04Xiii, aí Lula terá encontrado um grande ladrão que lhe roubou o tão sonhado Nobel da Paz kkkkkkk