Trump: “Nós agora temos controle total dos céus do Irã”
Presidente dos EUA tenta tirar casquinha da conquista do espaço aéreo iraniano por Israel

Um dia após Benjamin Netanyahu dizer que a Força Aérea israelense controla os céus de Teerã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou nesta terça-feira, 17, se aproveitar do sucesso israelense e falou em “nós”.
“Nós agora temos controle completo e total dos céus sobre o Irã. O Irã tinha bons rastreadores aéreos e outros equipamentos defensivos, e muitos deles, mas não se compara às ‘coisas’ feitas, concebidas e fabricadas na América.
Ninguém faz isso melhor do que os bons e velhos EUA”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Trump tenta tirar casquinha da conquista do espaço aéreo iraniano por Israel, aludindo a armas americanas fornecidas ao país, embora sistemas domésticos israelenses de mísseis, como o Rampage, tenham sido usados para a maior parte dos ataques conhecidos como SEAD (em inglês, Suppression of Enemy Air Defences), ou seja, de supressão da defesa área inimiga.
Trump nega contato com o Irã
Mais cedo, o presidente americano negou ter entrado em contato com o Irã para promover “conversas de paz” com Israel.
“Não entrei em contato com o Irã para ‘conversas de paz’ de forma alguma. Isso é apenas mais uma NOTÍCIA FALSA, ALTAMENTE FABRICADA! Se eles querem conversar, sabem como entrar em contato comigo. Deveriam ter aceitado o acordo que estava na mesa — teria salvo muitas vidas!!!”, disse Trump na Truth Social.
Ao antecipar seu retorno a Washington e abandonar a cúpula do G7, que acontece no Canadá, Trump exigiu o fim definitivo do programa nuclear do regime islâmico.
“Não disse que procurava um cessar-fogo. Quero um fim real, com o Irã desistindo inteiramente das armas nucleares”, afirmou Trump a jornalistas que acompanhavam a comitiva americana.
O republicano também expressou apoio às ações militares de Israel contra alvos iranianos.
“Os israelenses não estão diminuindo o ritmo dos ataques ao Irã. Vocês verão mais nos próximos dois dias”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
17.06.2025 18:14Esse "nós" pode significar um atentado, não necessariamente agora, contra alvos norte-americanos, mas Trump acredita que ele e familiares estão fora de alcance.