Trump escolhe aliado para chefiar o FBI
Kash Patel é conhecido por defender a demissão de funcionários do FBI que não alinham com as políticas do republicano
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), anunciou no sábado, 30, que pretende nomear Kash Patel como o próximo diretor do FBI, em substituição a Christopher Wray.
A nomeação depende de aprovação do Senado. Wray, nomeado por Trump em 2017, tem mais três anos de mandato pela frente e teria de renunciar ou ser demitido para a criação da vaga.
Durante sua gestão, Wray autorizou ações como a busca na propriedade de Trump em Mar-a-Lago, o que irritou o republicano e aliados.
Quem é Kash Patel
Em publicação na rede Truth Social, Trump chamou Kash Patel de “brilhante advogado e defensor da América em primeiro lugar”, elogiando seu trabalho em “expor corrupção” e “proteger o povo americano”. O presidente eleito dos EUA também afirmou que Patel trabalhará sob a liderança de Pam Bondi, indicada para a Procuradoria-Geral.
Filho de imigrantes indianos, Patel atuou como conselheiro no governo Trump (2017-2021), ocupando cargos no Conselho de Segurança Nacional e como chefe de gabinete do secretário de Defesa. Patel ganhou notoriedade ao liderar uma investigação na Câmara dos Representantes que criticava a condução do FBI na apuração das conexões entre a campanha de Trump e a Rússia.
Patel é conhecido por defender o expurgo de funcionários do FBI que não apoiam as políticas de Trump. Durante o primeiro mandato do republicano, enfrentou resistência de membros da administração que questionavam sua experiência e criticavam sua proximidade com o então presidente dos EUA.
Nos meses finais de sua gestão, Trump tentou nomear Patel para cargos-chave, como vice-diretor da CIA ou do FBI. A ideia foi abandonada após ameaças de renúncia de Gina Haspel, então diretora da CIA, e do procurador-geral William Barr.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)