Trump destaca “alto preço dos alimentos” como razão para vitória
"Uma palavra muito simples, mantimentos", afirmou o presidente eleito dos Estados Unidos
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 9, que o preço elevado dos mantimentos foi determinante para a vitória sobre a vice-presidente, Kamala Harris, na corrida à Casa Branca:
“Uma palavra muito simples, mantimentos. Tipo quase – você sabe, quem usa a palavra? [mantimentos] Eu comecei a usar a palavra. Quando você compra maçãs, quando você compra bacon, quando você compra ovos, eles dobravam e triplicavam o preço em um curto período de tempo, e eu ganhei uma eleição com base nisso“, disse em entrevista ao canal NBC News.
Em agosto, Trump prometeu reduzir “drasticamente” o valor dos alimentos. Ele criticou a política econômica do presidente Joe Biden e de Kamala, que, segundo ele, fez com que o “o preço disparasse”.
Seguindo a sua política de protecionismo, Trump declarou que vai seguir com a promessa de cobrar grandes tarifas sobre importações dos principais parceiros comerciais.
Leia também: “Trump bate recorde de votos de um candidato republicano“
Economia, o principal tema
De acordo com a Fox News, 40% dos eleitores indicaram que a inflação foi o fator determinante para confirmar o voto em Trump.
Segundo levantamento do Ipsos, publicado ás vésperas da eleição, 26% dos eleitores afirmavam que a a economia era o tema mais importante.
No estudo, 47% dos americanos viam Trump como o candidato com melhor abordagem sobre economia e emprego. Apenas 37% optavam por Kamala.
Recado ao Brics
No último dia 30, Trump exigiu que os países membros do Brics se comprometam a não criar ou apoiar uma moeda alternativa ao dólar, sob risco de enfrentarem tarifas de 100%.
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu Trump na rede Truth Social.
“Eles podem procurar outro ‘otário’. Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos”, acrescentou o presidente eleito dos EUA.
Em outubro, o presidente Lula defendeu que o bloco crie meios de pagamento alternativos para transações entre os países.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)