Trump cobra cessar-fogo: “Israel, não lance essas bombas”
"Se o fizer, será um grave violação. Leve seus pilotos para casa, agora!", disse o presidente americano; israelenses acusam Irã de violar cessar-fogo e prometem reação

Donald Trump (à direita na foto) cobrou as Forças de Defesa de Israel (FDI) por um cessar-fogo na ofensiva contra alvos militares no Irã nesta terça-feira, 24.
“Israel, não lance essas bombas. Se o fizer, será um grave violação. Leve seus pilotos para casa, agora! Donald J. Trump, presidente dos Estados Unidos”, disse o republicano em sua rede social, Truth Social.
Os israelenses tinham concordado com um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
“Tendo alcançado os objetivos da operação, e em total coordenação com o Presidente Trump, Israel concorda com a proposta do Presidente para um cessar-fogo bilateral”, anunciou o governo israelense em mensagem publicada por volta das 4h desta terça.
Quem anunciou o cessar-fogo originalmente foi Trump. E o presidente americano não esconde seu incômodo com a possibilidade de os ataques seguirem após ele ter se vangloriado pelo acordo.
“Eles [Irã] violaram [o cessar-fogo], mas Israel violou também. Não estou feliz com Israel. Não estou feliz com o Irã também, mas realmente estou infeliz com Israel”, comentou o presidente americano a jornalistas antes de embarcar para a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Haia.
“O regime iraniano violou gravemente o cessar-fogo”
Por volta de 6h45 desta terça, o ministro israelense da Defesa, Israel Katz, publicou a seguinte mensagem, que deflagrou a série de reclamações de Trump:
“Instruí as FDI, em coordenação com o Primeiro Ministro, a responder vigorosamente à violação do cessar-fogo pelo Irã com ataques poderosos contra alvos do regime no coração de Teerã. O regime iraniano violou gravemente o cessar-fogo declarado pelo presidente dos EUA e lançou mísseis contra Israel e, de acordo com a política do governo, conforme determinado, responderemos com firmeza a qualquer violação.”
“Responderemos com força”
O chefe do Estado-Maior das FDI, Eyal Zamir disse que “diante da grave violação do cessar-fogo cometida pelo regime iraniano, responderemos com força”.
O pronunciamento ocorreu após a confirmação de que o Irã lançou mísseis balísticos contra o norte de Israel horas depois do início formal da trégua mediada pelos Estados Unidos.
O ataque se seguiu a uma série de bombardeios anteriores, incluindo o que matou quatro civis em Berseba.
Outros alvos atingidos incluíram Tel Aviv, Holon e Haifa. Ao todo, segundo balanços preliminares, 28 pessoas morreram e milhares ficaram feridas nos ataques iranianos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
NIEMEYER FRANCO
24.06.2025 14:43"Pare agora, Israel. Não quero ficar com raiva de você". Ridículo.
Ernesto Herbert Levy
24.06.2025 10:03Cessar fogo com prazo de quantos dias? Se for por meses, eles vão se rearmar e boltar a atacar.
Gabriel Mateus Machado Fucks
24.06.2025 08:56Um cessar-fogo é tudo o que os iranianos queriam pois eles não respeitam o cessar-fogo, só dá um folego maior para eles. É o mesmo caso do Zelensky aquela vez, o cessar-fogo não funciona quando estão lidando com regimes ditatoriais, que não respeitam nem as liberdades individuais nos seus países, o que dirá um acordo externo de cessar-fogo.