Trump ameaça Brics com tarifas de 100% por moeda alternativa ao dólar
Lula defendeu recentemente que o bloco crie meios de pagamento alternativos para transações entre os países que integram o grupo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), exigiu neste sábado, 30, que os países membros do Brics se comprometam a não criar ou apoiar uma moeda alternativa ao dólar, sob risco de enfrentarem tarifas de 100%.
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu Trump na rede Truth Social.
“Eles podem procurar outro ‘otário’. Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos”, acrescentou o presidente eleito dos EUA.
Em outubro, o presidente Lula defendeu que o bloco crie meios de pagamento alternativos para transações entre os países.
Os membros do Brics e outros setores da política global, liderados principalmente pela China, buscam alternativas para o comércio sem depender do dólar, moeda que domina os negócios internacionais.
“Não se trata de substituir nossas moedas, mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional. Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada”, disse Lula em 23 de outubro, durante reunião da cúpula do Brics.
Leia também:
Colunista do WSJ critica Lula e aponta declínio da América Latina
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Carlos Augusto Lins Brito Da Silva
30.11.2024 17:27Também! Kkkk
ANDRÉ MOURA MOREIRA
30.11.2024 17:23Putz! Quero ver agora kkkk