“Sem dinheiro, acelera-se a ruína de Maduro”
O Globo, em editorial, defende o confisco do dinheiro usado para financiar a ditadura de Nicolás Maduro...
O Globo, em editorial, defende o confisco do dinheiro usado para financiar a ditadura de Nicolás Maduro:
“Nicolás Maduro é um ditador sem futuro. Gastou-o todo, como se pode constatar pela intensa mobilização da população nos últimos dias. A ilegitimidade certificada nas ruas torna inviável à cleptocracia venezuelana governar baseada em “mandato” obtido em eleições comprovadamente fraudadas (…).
Tenta-se, agora, evitar que, em meio ao colapso institucional, a cleptocracia continue saqueando o país, via liquidação dos ativos internacionais restantes. O Banco Central do Reino Unido impediu a repatriação de parte das reservas em ouro. O Tesouro dos EUA anunciou o manejo ‘de todas as suas ferramentas econômicas e diplomáticas’ para garantir que o dinheiro das transações comerciais da Venezuela — ‘incluídas aquelas relacionadas com suas empresas estatais e suas reservas internacionais’ — seja transferido ao governo paralelo de Juan Guaidó (…).
Sem dinheiro, acelera-se a ruína de Maduro por escassez de meios para controlar os quartéis. A saída pacífica passa pela renúncia, transição e eleições livres e justas. Alternativas bélicas, como alguns sugerem, sequer deveriam ser cogitadas. Em meio à crise humanitária venezuelana, soam como prelúdio asnático de uma insanidade.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)