Rússia condena ofensiva “irresponsável” dos EUA contra Irã
Teerã fala em reforçar aliança com Moscou e planeja encontro com Putin

A Rússia condenou neste domingo, 22, os bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas e classificou a ofensiva como “irresponsável” e uma “grave violação do direito internacional”.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que a ação representa o início de uma “escalada perigosa, repleta de novas ameaças à segurança regional e global”.
“O uso de mísseis e bombas contra o território de um Estado soberano, sob qualquer justificativa, viola flagrantemente a Carta da ONU e resoluções do Conselho de Segurança”, afirmou o ministério.
Diante da ofensiva americana, o Irã indicou um possível aprofundamento da aliança com Moscou. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou que viajará ainda neste domingo à Rússia para se reunir com o ditador Vladimir Putin.
Segundo ele, o encontro tratará de “conversas sérias” diante do novo cenário no Oriente Médio.
“Temos uma parceria estratégica e sempre coordenamos nossas posições com a Rússia”, disse Araghchi, durante uma coletiva em Ancara, na Turquia.
Leia também: Irã reage a ataque dos EUA: “Agora a guerra começou para nós”
“Diplomacia não é mais uma opção”
O chanceler iraniano descartou, porém, qualquer retomada do diálogo com Washington no curto prazo.
“A diplomacia não é mais uma opção. O governo de Donald Trump decidiu lançá-la pelos ares”, afirmou.
Araghchi também responsabilizou diretamente os Estados Unidos por qualquer desdobramento futuro do conflito.
“O governo beligerante e sem lei de Washington é o único responsável pelas consequências amplas e perigosas deste ato de agressão.”
Em sua primeira declaração após os bombardeios, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que os ataques revelam o papel central dos EUA na campanha militar israelense contra a República Islâmica.
“Esta agressão demonstrou que os Estados Unidos estão por trás das ações hostis do regime sionista”, disse. Ele afirmou ainda que Washington decidiu agir após constatar a “incapacidade evidente” de Israel.
EUA bombardeiam instalações nucleares
Os Estados Unidos confirmaram na noite de sábado o bombardeio de três instalações nucleares iranianas.
Em pronunciamento, Donald Trump disse que os alvos foram “completamente obliterados”. O Irã reconheceu os ataques, mas ainda não detalhou a extensão dos danos.
Em resposta, Teerã lançou uma nova ofensiva com uma série de mísseis contra Israel na manhã deste domingo. As cidades de Tel Aviv, Haifa e Ness Ziona foram atingidas.
Ao menos 23 pessoas ficaram feridas, de acordo com os serviços de resgate israelenses.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jorge Augusto Vasconcelos Alves
22.06.2025 20:40Eles poderiam expressar a mesma coisa anunciando: "Os EUA deram uma de Rússia."
Angelo Sanchez
22.06.2025 16:15Israel e seu povo judeu é alvo de seus inimigos, que querem a extinção da raça judia da face da terra e a 80 anos, já mataram 6.000.000 milhões de judeus, invade o seu território e matam famílias inteiras, levam refens, jogam bombas sobre suas residências, estão desenvolvendo a bomba atômica para acabar com Israel, agora é a guerra defensiva de Israel para calar os seus inimigos.
F-35- Hellfire
22.06.2025 12:54Putin, você é o maior hipócrita da face da terra, talvez até do Universo! Você é um covarde que envenena seus opositores com plutônio e outras drogas terríveis. Declarou guerra à Ucrânia pois percebeu que a Democracia estava dando resultado para o povo ucrâniano e por medo de que sua própria população russa viesse a depô-lo tratou de provocar essa guerra inútil e sem sentido para se manter no poder. Você está causando a morte de milhares de pessoas para se manter no poder, quanta falta de escrupulos e humanidade! Você precisa seguir o mesmo destino dos que vc assassinou.
Marian
22.06.2025 11:22Bom, de violação ao direito internacional, o ditador entende.
Clayton De Souza pontes
22.06.2025 11:21Parece piada as declarações de Moscou sobre as violações dos termos da carta da ONU. Agora a Rússia vai aprofundar a cooperação com o Iran pra fortalecer o eixo do mal
Annie
22.06.2025 11:05Agora o negócio ficou feio.
Aurea Marchetti Moraes
22.06.2025 11:03Um ditador que já perdeu a guerra e insiste em não querer perder o poder. Como diz o ditado popular...o sujo falando do mal lavado.
Joaquim Arino Durán
22.06.2025 10:49O prêmio Nobel da paz vai para Vladimir Putin...
Claudemir Silvestre
22.06.2025 10:42HAHAHA … o Ditador PUTIN falando de ataques irresponsáveis !!! Da pra acreditar ??🤷🏻🤷🏻🤷🏻
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
22.06.2025 10:23Sério isso? Diz o país que invadiu a Ucrânia sem nenhum motivo razoável....