Reunião entre europeus e ministro iraniano termina sem definição
Após três horas de conversa em Genebra, chanceler do Irã e líderes europeus não avançam em solução para o conflito com Israel

A reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Aragchi, e representantes de países europeus, realizada nesta sexta-feira, 20, em Genebra, na Suíça, terminou sem avanços concretos sobre a guerra entre Israel e o regime de Teerã.
O encontro, a portas fechadas, contou com membros da Alemanha, França, Reino Unido e União Europeia.
Após mais de três horas de conversas, os ministros fizeram breves comentários à imprensa, dizendo estar abertos para novas rodadas de negociações.
No entanto, não sinalizaram qualquer progresso na conversa.
Em 12 de junho, as Forças de Defesa de Israel (FDI) iniciaram uma série de “ataques preventivos” contra instalações nucleares.
Trump e o cessar-fogo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode apoiar um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Irã, a depender das “circunstâncias”.
“Talvez eu apoiasse, dependendo das circunstâncias”, afirmou a repórteres.
Segundo o republicano, a Europa não seria capaz de ajudar no conflito.
“O Irã não quer falar com a Europa. Eles querem falar conosco. A Europa não vai poder ajudar nisso”, disse Trump.
“Bem, não vou falar sobre forças terrestres, porque a última coisa que você quer são forças terrestres”, afirmou o presidente americano, ao ser questionado sobre eventual participação das tropas dos EUA na guerra.
Trump destacou também que o exército israelense tem “uma capacidade limitada” para destruir completamente a instalação nuclear de Fordo.
“Eles realmente têm uma capacidade muito limitada. Eles poderiam romper uma pequena seção, mas não podem ir muito fundo. Eles não têm essa capacidade”, disse a repórteres.
A instalação de Fordo é a mais bem protegida de todas, pois fica a uma profundidade de cerca de 80 metros, sob as montanhas nas proximidades da cidade sagrada de Qom.
Essa profundidade exige o uso de armas penetrantes “bunker busters”, para causar danos significativos. Os armamentos disponíveis para Israel possivelmente não atingiriam alvos tão profundos.
No entanto, os EUA possuem a bomba GBU-57 MOP (Massive Ordnance Penetrator), de 13 toneladas, que poderia destruir a instalação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Joaquim Arino Durán
20.06.2025 18:48Vamos fazer um desconto promocional na GBU-57 MOP