Putin defende programa nuclear do Irã
Declarações do ditador russo ocorrem em meio à escalada militar entre Israel e o Irã

O ditador da Rússia, Vladimir Putin (foto), afirmou neste sábado, 21, que Moscou continuará a apoiar o programa nuclear do Irã.
Em entrevista à emissora Sky News Arabia, Putin disse que o Irã “tem o direito de desenvolver programas para o uso de tecnologias nucleares com fins pacíficos” e que a Rússia está disposta a fornecer “assistência e apoio necessários” nesse processo.
O líder russo também afirmou que não há evidência de que o Irã esteja tentando obter armamentos nucleares. Ele citou o mais recente relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que, segundo ele, não aponta indícios de uso militar no programa iraniano.
Putin disse ainda que a Rússia já comunicou repetidas vezes à liderança israelense que não existem provas de que o Irã esteja desenvolvendo uma arma nuclear ou buscando meios alternativos para isso.
Leia também: Quão perto o Irã ainda está de produzir uma bomba atômica?
Israel bombardeia instalações nucleares
As declarações de Putin ocorrem em meio à escalada militar entre Israel e o Irã.
Neste sábado, a Força Aérea de Israel voltou a bombardear o complexo nuclear de Isfahan.
Outros ataques ocorreram ao longo da semana. Um deles atingiu a antiga instalação reacional de Arak, na cidade de Khondab. Segundo a AIEA, a usina, de reatores a água pesada, estava desativada e sem material radioativo no momento do bombardeio.
Outro alvo foi uma fábrica em Karaj, perto de Teerã, que produzia componentes para centrífugas de enriquecimento de urânio.
Embora os danos exatos ainda não tenham sido confirmados, os ataques indicam que Israel busca atingir diretamente a infraestrutura necessária para qualquer avanço no desenvolvimento de armamentos nucleares.
O processo de enriquecimento de urânio é central para a construção de uma bomba atômica. Enquanto reatores civis usam urânio enriquecido a menos de 5%, ogivas nucleares requerem níveis próximos a 90%. Israel tenta impedir que o Irã avance em qualquer uma das etapas desse processo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
F-35- Hellfire
21.06.2025 10:21Defendo também a eliminação do Putin, do Maduro, do Ortega, do Canel e dos seus apoiadores do BRICS.
F-35- Hellfire
21.06.2025 10:19Eu defendo a eliminação do regime medieval, nazista, o país que só pensa na morte e no mal dos ayatoláhs iranianos e todos seus asseclas.
Marian
21.06.2025 10:10É apenas um ditador defendendo uma ditadura.
Claudemir Silvestre
21.06.2025 09:56Lógico que este DITADOR DE MERDA iria defender usinas atômicas no Iran, ele até construiu uma neste pais !!
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
21.06.2025 09:27Esse a mesma pessoa que dizia que nunca iria invadir a Ucrânia.