Putin aumenta gastos com defesa da Rússia
Orçamento destinado à defesa e segurança nacional corresponde a cerca de 40% das despesas totais da Rússia
O ditador russo, Vladimir Putin (foto), sancionou o orçamento do Estado para os próximos três anos, que prevê gastos em defesa de 13,5 bilhões de rublos para 2025. O decreto foi publicado neste domingo, 1º, no portal oficial de informações.
O valor corresponde a um aumento de 24,4% no orçamento deste ano destinado ao Exército para a campanha militar na Ucrânia. Representa ainda 6,31% do Produto Interno Bruto (PIB) esperado para o próximo ano.
O orçamento destinado à defesa e segurança nacional corresponde a cerca de 40% das despesas totais da Rússia, superando o valor destinado a educação, saúde, economia e política social juntos.
De acordo com o orçamento aprovado pela Câmara e Senado russos, os gastos militares serão ligeiramente reduzidos em 2026 e 2027.
Os valores incluídos no orçamento militar deste ano, porém, não incluem itens classificados como secretos e que também se destinam a financiar o esforço militar da Rússia.
Putin amplia condições para uso de armas nucleares
Em 19 de novembro, Vladimir Putin assinou um decreto que amplia as possibilidades de uso de armas nucleares pelas Forças Armadas russas.
Segundo o governo russo, essa medida foi tomada como resposta a supostas ameaças ocidentais à segurança da Rússia, especialmente após os Estados Unidos autorizarem Kiev a lançar mísseis de longo alcance em território russo.
O decreto especifica que um dos motivos que justificariam o uso de armas nucleares seria o lançamento de mísseis balísticos contra a Rússia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que essa mudança era necessária para adaptar as bases estratégicas russas ao contexto atual.
Putin já havia advertido anteriormente que qualquer ataque massivo ou apoiado por uma potência nuclear contra a Rússia poderia ser considerado uma agressão conjunta, potencialmente justificando uma resposta nuclear.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)