Proposta rejeitada para nova era geológica, a Antropoceno
Proposta para reconhecer Antropoceno como nova era geológica é rejeitada por cientistas. Esse termo reflete o impacto humano no planeta.
A comunidade científica votou contra uma proposta para declarar uma nova época geológica chamada Antropoceno, que refletiria o impacto profundo da atividade humana no planeta.
A proposta foi rejeitada pelos membros da Subcomissão de Estratigrafia Quaternária, parte da União Internacional de Ciências Geológicas, de acordo com três membros votantes da subcomissão contatados pela CNN na terça-feira.
O processo de votação
Essa votação se seguiu a um processo de 15 anos para selecionar um local geológico que melhor captura o impacto da humanidade no planeta. O Grupo de Trabalho Antropoceno dessa união internacional anunciou em julho de 2023 que o local selecionado foi o Crawford Lake, em Ontário, devido à forma como os sedimentos do lago revelam traços geoquímicos de testes de bombas nucleares, especificamente plutônio, a partir de 1950.
De acordo com o professor Kim Cohen, da Universidade de Utrecht, membro votante da subcomissão, a votação não foi unânime, havendo algumas abstenções.
A opinião dos cientistas
A escala de tempo geológico fornece a estrutura oficial para nosso entendimento da história de 4,5 bilhões de anos da Terra, dividindo-a em éons, eras, períodos, épocas e idades – com um éon sendo o maior intervalo de tempo e uma idade sendo o menor.
Embora poucos cientistas duvidem do impacto dos seres humanos no planeta, a comunidade geológica estava dividida sobre se as mudanças atingiam o nível de época, sugerindo que ainda é muito cedo, em termos geológicos, para tal declaração.
Alguns especialistas argumentaram que o início do Antropoceno poderia ser melhor definido de outras maneiras, como o começo da Revolução Industrial. Outros sugeriram que o impacto dos humanos na Terra seria melhor classificado como um evento geológico que se desenrola gradualmente ao longo de um longo período de tempo.
Os defensores da proposta
Colin Waters, presidente do Grupo de Trabalho Antropoceno, criticou a decisão de rejeição da proposta. Ele destacou que o grupo ainda argumentará a necessidade de oficializar o Antropoceno como uma época, de acordo com os dados científicos apresentados na proposta.
David Harper, professor emérito de paleontologia na Universidade de Durham, esclareceu que a proposta não seguirá adiante por ora, uma vez que a decisão deve ser respeitada pela Comissão Internacional de Estratigrafia e pela União Internacional de Ciências Geológicas.
Mesmo com a rejeição da proposta, o termo Antropoceno já é amplamente usado, segundo Kim Cohen.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)