Procuradores em defesa da democracia na Turquia
A ANPR acaba de divulgar uma nota sobre os juízes e integrantes do MP da Turquia presos e afastados por Recep Erdogan...
A ANPR acaba de divulgar uma nota sobre os juízes e integrantes do MP da Turquia presos e afastados por Recep Erdogan:
“A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público solidarizar-se com os mais de 2,7 mil juízes e membros do Ministério Público da Turquia, que se notícia terem sido presos e afastados de suas funções de forma abrupta, irregular e sem devido processo.
Os procuradores da República no Brasil manifestam preocupação com a democracia, a solidez e a independência da Justiça e do Ministério Público na Turquia. São direitos fundamentais o devido processo legal e a ampla defesa. Não há razão para tal suspensão e pedidos de prisão sem provas concretas.
O direito a um tratamento isento, técnico e independente por parte do sistema judicial e de persecução penal é perdido quando há interferência política direta e indevida no Ministério Público e na Justiça. Não é razoável ou crível que evidências efetivas de participação criminosa em um golpe de estado, por parte de milhares de agentes públicos, estejam disponíveis e sejam concretas poucas horas após os acontecimentos.
A ANPR endossa ainda as declaraçōes feitas pela Associação Internacional de Procuradores (International Association of Prosecutors – IAP), da qual é filiada. Membros do Ministério Público devem ser capazes de desempenhar suas funções profissionais sem intimidação, impedimento ou exposição injustificada”.
José Robalinho Cavalcanti
Procurador Regional da República
Presidente da ANPR
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)