Principal conselheiro de Khamenei morre após ataque de Israel
Ali Shamkhani era figura central na política externa iraniana

Um dos conselheiros mais próximos do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, morreu neste sábado, 14, em decorrência dos ferimentos causados por ataques aéreos de Israel. Ali Shamkhani, ex-secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e figura central na política externa iraniana, não resistiu após um dia de internação, segundo informou o The Guardian.
Shamkhani atuou como principal autoridade de segurança nacional do Irã por uma década.
A morte de Shamkhani se soma à de outras figuras centrais do regime iraniano, incluindo o chefe das Forças Armadas, general Mohammad Bagheri, e o comandante da Guarda Revolucionária, general Hossein Salami.
Além dos três altos oficiais, o Irã confirmou a morte de dois cientistas ligados ao programa nuclear: Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoon Abbasi.
Leia também: Khamenei nunca esteve tão fraco
Israel elimina principais líderes militares
O “ataque preventivo” de Israel contra instalações nucleares e alvos militares no Irã, iniciado na noite de quinta-feira, eliminou também os principais líderes militares iranianos: o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri, e o comandante do Khatam al-Anbiya (Comando de Emergência), Gholam Ali Rashid.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, já começou a substituir os comandantes militares eliminados.
Na sexta-feira, Khamenei afirmou que o país “não permitirá que Israel escape ileso”. Em pronunciamento transmitido pela televisão estatal, ele declarou que “a vida será sombria para eles” e prometeu uma retaliação severa. “As Forças Armadas do Irã certamente atacarão com força”, disse.
Khamenei afirmou ainda que centros residenciais foram atingidos pelos bombardeios israelenses e que cientistas e comandantes também morreram.
“O regime sionista revelou sua natureza vil e cometeu um crime contra o Irã. Merece punição severa. A mão poderosa das nossas Forças Armadas não o abandonará”, disse.
Leia também: Israel tem “noite difícil”, mas destrói defesa aérea do Irã e pavimenta caminho de ataque
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)